Memória: Aeroporto Eduardo Gomes, década de 90

julho 09, 2009 MSTeam Crew 8 Comments


A foto que o Blog posta hoje foi cedida gentilmente por Marcelo Minoru (mais uma vez dando as caras em nossas postagens) e retrata momentos inesquecíveis para aqueles que puderam vivenciar os tempos de ouro da aviação amazonense. A cena acima é real e não ocorria esporadicamente: em um passado a cada dia mais longínquo era comum que os amantes da aviação pudessem observar o amplo domínio da Varig em solo baré.

Por muitos anos durante suas sete décadas de vida, a Varig operava alguns de seus principais vôos para Manaus com widebodies (aviões com dois corredores). Os motivos para isto eram claros: a grande demanda de passageiros provenientes do Sul e a necessidade crescente de aviões com grande capacidade de transporte de carga. Considerando tais fatos, tinhamos diariamente a visão de verdadeiras aeronaves clássicas pousando em nossa cidade: a Transbrasil vinha com seus Boeing 767, a Vasp com os Airbus A300 e a Varig/Cruzeiro com Airbus A300, Boeing 767, McDonnell Douglas DC-10, McDonnell Douglas MD-11 e nos últimos anos, o Boeing 777-200.



Enquanto aguardamos nosso amigo Marcelo manifestar-se a respeito de sua idade neste registro, podemos ver na foto um Boeing 747-300 da Varig em new colors estacionado no gate A, outro Boeing 747-300 nas tradicionais cores Ícaro encontra-se atrás, livrando a taxiway e uma terceira aeronave, um Boeing 737-300, encontra-se parada no gate C.

8 comments:

Rodrigo disse...

Impressionante como o destino prega peças, num dia deparamos com um 747-300 e em outros nos pegamos apenas com pensamento nostalgico de aeronaves que atraíram nossas atenções ao cenário da aviação. Será que nossos filhos terão esse mesmo privilégio que tivemos no passado que como disse o Fred cada vez mais longínquo??? Até hoje não esqueço o meu 1º Jump a bordo de um 767-200 da Transbrasil coisas que poderá até ser lembrada por fotografias e vídeos, mas que não terá a mesma lembrança de quem presenciou este momento único e como diria Kevin Arnold "... A verdade é que depois de tanto tempo, ainda me lembro. Foram Anos Incríveis..."

MSTeam Crew disse...

Kevin Arnold ruleia! E eu, que ia almoçar na Fiorentina do terraço e largava a comida na mesa pra correr e ver o pouso do 747 no RG200?

Nossa...tempos bons que não voltam mais. Já tinha visto essa foto do Marcelo antes, é uma verdadeira reliquia.

abs a todos!

Leandro disse...

Sao momentos que nunca mais teremos o privilegio de ver novamente da pioneira e dignissima "Varig" .
Otimos momentos , o lindo MD11 nas cores da Varig .... enfim belos tempos...

Anônimo disse...

Pelo horário, deveria ser o RG 204 na ponte "A" e chegando o RG 200, na foto além do Minoro, ainda tem o saudoso RG 302

montana 727 disse...

eu tambem,tenho saudades desse tempo principalmente do boeing 727-200 da vasp de passageiro.

mmmodels disse...

Puxa vida, devia ter uns 9 anos nessa foto. Se eu não me engano eram os próprios RG204, RG200 e o 737 seria se não me falhe a memória o RG251 para TBT.

Tenho um especial carinho por essa foto, fico muito feliz sempre em que a vejo. Muito obrigado por essa homenagem. O MST ruleia!

abraços!

Rogerio Ruiz disse...

"Ruleia" é ótimo!!! hehehehe...
Fiquei emocionado com a foto do Minoru, pq me trouxe mtas lembranças... Nessa época, o RG 200 que vinha de GRU era mesmo operado pelo 747-300. Mas o RG 204, era operado por DC-10. Mas lembro de ocasioes que, por causa de grupos ou alguma alta demanda eles mandavam o 747 tambem. E entao éramos brindados por cenas como essa: dois 747 da nossa eterna Varig no SBEG. So os "coroas" que viveram essa época sabem como aquilo td foi bom... Faço de minhas as palavras do Minoru: O MST ruleia!!! heheheh!!! _\;;/