Memória Fotográfica: Aeroporto de Ponta Pelada, anos 50
Ponta Pelada foi o principal aeroporto da cidade de Manaus durante 22 anos: inaugurado em 1954, serviu como porta de entrada para a capital amazonense até a inauguração do Eduardo Gomes em 1976. As fotos abaixo pertencem ao acervo do Coronel Roberto Mendonça, militar aposentado, escritor e editor do Blog do Coronel Roberto.O aeroporto já era Base Aérea quando o VII COMAR estabeleceu-se em 1983. Até o início da década de 2000 Ponta Pelada era utilizado como alternativa quando o Eduardo Gomes estava fechado devido aos nevoeiros comuns da madrugada, todavia hoje não é permitido que isto ocorra. As fotos abaixo datam da décadas de 1950 e 1960, retiradas de cartões postais e recortes de jornal.
5 comments:
Parabéns à equipe na MST, muito bacana quando vocês relembram os tempos áureos da aviação brasileira.
Continuem com as ótimas publicações.
Na oportunidade, ontem eu vi decolando do SBEG, o PR-TMD, o A319 com pintura retro da TAM, tenho quase a certeza que era ele, pois estava no final da tarde (por volta das 18:20) a visibilidade não era muito boa, mas enfim, qual seria as circunstância que essa aeronave estava por aqui, pois a TAM não opera A319 para MAO.
Um bom feriado para todos vocês.
Olá José,obrigado por nos prestigiar estamos preparando materias ótimas da aviação antiga, falando no A319 realmente as chances são remotas mas quem sabe apareceu por aqui de surpresa e não soubemos.
Grande abs!
Olá, meu nome é Silvia, sou pesquisadora na área de História e estou desenvolvendo um trabalho sobre os primórdios da aviação na Amazônia Ocidental. Gostaria de entrar em contato com vcs para, se possível, obter informações dos materiais que vcs possuem sobre aviação antiga, fotos, recortes de notícias enfim.
Ficaria muito grata com sua colaboração e desde já me disponibilizo para qualquer informação, meu telefone é 92-88220821 e-mail: sqbarauna@hotmail.com
qual o nome oficial desse aeroporto e em que bairro fica?
parabens pelo blog.
Lembro com saudade do Ponta Pelada, nele tive contato com o mundo da aviação quando garoto, no tempo dos motores radiais das aeronaves tipo: PBY Catalina DC3, DC7, Constelation e da famosa PANAIR, Paraense, VASP, Cruzeiro do SUL, era o meu passeio vespertino de todos os dias no famoso Fusca 1770 do meu tio Armando Travassos, que levava eu, meus irmãos e minha saudosa avó Dejanira Travassos, hoje trabalho na INFRAERO, em contato direto com a aviação comercial de agora. Kleider Melo Filho, nascido em Manaus-AM.
Postar um comentário