Retrospectiva em fotos: MD-11 Centurion Cargo acidentado em VCP

outubro 15, 2012 MSTeam Crew 2 Comments

Um grande transtorno ocorreu neste fim de semana no aeroporto de Campinas/Viracopos devido a um incidente envolvendo um MD-11F da Centurion Cargo de matrícula N988AR (número de série 48434). Segundo os relatos, a aeronave sofreu colapso do trem de pouso principal esquerdo após um "bounced" landing na pista 15/33 de VCP no sábado à noite.

Com o colapso do trem principal esquerdo, a aeronave pendeu para a esquerda causando choque com o solo do motor #1 e da asa esquerda, estruturas as quais sofreram danos substanciais. O fato mais importante acabou não sendo o incidente em si, mas a demora na retirada do MD-11: a pista de VCP permaneceu fechada por quase 48 horas até que a aeronave fosse finalmente retirada na tarde de segunda, causando imensos transtornos a passageiros e principalmente às operações da Azul, afinal Viracopos é o principal hub da empresa.

Em outubro de 2009 esta mesma aeronave utilizava a matrícula N701GC e sofreu danos severos no trem de pouso direito após um hard landing em Montevidéu, contudo o avião foi recuperado e voltou a voar. O N988AR é uma aeronave importante na história da aviação brasileira: foi o primeiro MD-11 da Varig entregue em 1991 e o primeiro a utilizar matrícula brasileira (PP-VOP). Já convertido como cargueiro, sempre foi um visitante recorrente em Manaus, nas cores da Gemini Air Cargo e da Centurion Cargo.


Varig, PP-VOP
Foto original, clique aqui



Gemini Air Cargo, N701GC
Foto original, clique aqui



Incidente em MVD, Centurion Cargo N701GC
Foto original, clique aqui



Centurion Cargo, N988AR
Foto original, clique aqui


2 comments:

Thiago Gonzaga disse...

Esse MD-11 está com as pernas cansadas... :)

Unknown disse...

Olá, administro o site www.onlinepvh.blogspot.com
site de notícias relacionadas á aviação da cidade de Porto Velho-RO.
Proponho através deste comentário uma parceria para troca de links em ambos os sites,
para respostas ou perguntas, retorne um e-mail para pvh-ro-online@hotmail.com