Avião da Trip pousa sem problemas, apesar da pane

setembro 24, 2010 Rodrigo 1 Comments

TRIP Linhas Aéreas
ATR 72-202 PP-PTK
Foto por Frederico Cavalcante


Manaus - Um avião da empresa aérea Trip, de prefixo PP-PTK, com 42 pessoas a bordo, acabou de fazer um pouso forçado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. O Corpo de Bombeiros já confirmou a informação de que a aeronave enfrentou problemas no trem de pouso e, por isso, sobrevoou a cidade para gastar gasolina e, assim, facilitar a aterrisagem.

Os 38 passageiros e quatro tripulantes já desembarcaram no Eduardinho, ao lado do aeroporto internacional. Não houve feridos com a manobra. Antes do pouso ser efetuado com sucesso, houve duas tentativas. Haviam quatro ambulâncias e uma moto-ambulância, além de sete equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), sete viaturas da Defesa Civil e mais nove da Academia de Bombeiros Civis do Amazonas (Abcam).

O avião estava com destino a Itaituba, no interior do Pará, e voou durante duas horas e meia em pane. Um dos passageiros, o presidente do Sindicato dos Madereiros do Pará, Osvaldo Romanelli, disse que uma pessoa passou mal durante o voo, mas o clima, embora tenso, foi sem pânico.

"Embora a tripulação não falasse qual era o problema, nos passavam tranquilidade, só ficamos atemorizados quando perto do pouso vimos na pista muitos carros de resgate e ambulância", contou.

A Trip já informou que os passageiros seguiram voo para Itaituba no início da tarde e já chegaram em Itaituba.

Avião já havia apresentado problemas

Por volta das 20h desta quinta-feira, o voo que saiu de Belém e passou por Altamira acabou sendo encerrado precocemente em Santarém por causa de problemas na aeronave. A Trip então colocou os passageiros num avião da TAM para Manaus e adiou a passagem por Itaituba para a manhã de hoje.O voo era o 5317 e o avião era de modelo ATR-72

Às 6h desta sexta-feira, os passageiros com destino a Itaituba, após dormirem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, recomeçaram a viagem, mas logo perceberam que estavam no mesmo avião que apresentou problemas em Santarém. Logo após a decolagem, os problemas recomeçaram até o novo pouso em Manaus. As informações foram repassadas pelo passageiro Otávio Neto, historiador de 32 anos de idade.

Entre os passageiros estão políticos paraenses em campanha pelo interior daquele estado, como o deputado estadual Miriquinho Batista (PT), e músicos da banda Calypso. Os passageiros reclamaram ainda que, desde o primeiro problema no voo, em Santarém, eles "só têm comido misto quente".

O comandante Mauro Cunha confirmou que o avião enfrentou problemas logo no início do voo. "Fizemos vários procedimentos para solucionar o trem de pouso até conseguir reativá-lo. Foi quando conseguimos efetuar o pouso com segurança", disse.

fonte: d24am.com

1 comments:

Anônimo disse...

A aeronave envolvida neste incidente é o PTK, ATR 72-200