[FOTO] TAM revela seu segundo retrojet
Airbus A319-132 PT-TMD
Rio de Janeiro - Santos Dumont (SDU/SBRJ) 29/05/2010
Foto por Bravo Alpha
Apenas uma semana após revelar seu primeiro Airbus com pintura retrojet (PR-MBW, com as cores da década de 1970), a TAM lança a operação de seu segundo retrojet, o A319 matriculado PT-TMD. Curiosamente, o avião que recebe as cores que a TAM utilizou em seus Fokker 27 e Fokker 100 a partir de meados da década de 80 é uma do mais novos da frota da TAM.
A pintura escolhida para estampar o PT-TMD remete imediatamente à época de grande expansão da TAM: o início dos anos 90, quando seus Fokker 100 tomaram conta dos aeroportos centrais do Brasil e a partir deste momento a empresa dava seu grande salto, de uma companhia regional para nacional.
Rio de Janeiro - Santos Dumont (SDU/SBRJ) 29/05/2010
Foto por Bravo Alpha
Apenas uma semana após revelar seu primeiro Airbus com pintura retrojet (PR-MBW, com as cores da década de 1970), a TAM lança a operação de seu segundo retrojet, o A319 matriculado PT-TMD. Curiosamente, o avião que recebe as cores que a TAM utilizou em seus Fokker 27 e Fokker 100 a partir de meados da década de 80 é uma do mais novos da frota da TAM.
A pintura escolhida para estampar o PT-TMD remete imediatamente à época de grande expansão da TAM: o início dos anos 90, quando seus Fokker 100 tomaram conta dos aeroportos centrais do Brasil e a partir deste momento a empresa dava seu grande salto, de uma companhia regional para nacional.
TAM - Transportes Aéreos Marília
Fokker F-27-200 Friendship PT-LAI
Rio de Janeiro - Santos Dumont (SDU/SBRJ), década de 80
Foto por Vito Cedrini
Fokker F-27-200 Friendship PT-LAI
Rio de Janeiro - Santos Dumont (SDU/SBRJ), década de 80
Foto por Vito Cedrini
TAM - Transportes Aéreos Marília
Fokker 100 PT-MRA
São Paulo - Congonhas (CGH/SBSP), início da década de 90
Foto por Carlos A. Morillo Doria
A pintura de aviões da TAM em cores utilizadas em seu passado é parte do Projeto Vintage, lançado pela Diretoria de Marketing da companhia com o intuito de resgatar o passado da empresa. Os aviões estão com um padrão de serviço e interiores diferenciados e os comissários usam uniforme alusivo à época em que os aviões operaram. Até mesmo os vídeos de instrução de segurança fazem referência aos anos representados nas cores dos dois A319.
O único ponto a se lamentar é o fato de ambos os retrojets da TAM estarem sendo utilizados única e exclusivamente na Ponte Aérea Rio-SP; as maiores cidades do país são de fato as mais importantes economica e politicamente, no entanto não foram as únicas responsáveis pelo grande crescimento da TAM. Infelizmente muitos entusiastas de aviação serão privados de ver estas belas aeronaves nos aeroportos de suas cidades.
Fokker 100 PT-MRA
São Paulo - Congonhas (CGH/SBSP), início da década de 90
Foto por Carlos A. Morillo Doria
A pintura de aviões da TAM em cores utilizadas em seu passado é parte do Projeto Vintage, lançado pela Diretoria de Marketing da companhia com o intuito de resgatar o passado da empresa. Os aviões estão com um padrão de serviço e interiores diferenciados e os comissários usam uniforme alusivo à época em que os aviões operaram. Até mesmo os vídeos de instrução de segurança fazem referência aos anos representados nas cores dos dois A319.
O único ponto a se lamentar é o fato de ambos os retrojets da TAM estarem sendo utilizados única e exclusivamente na Ponte Aérea Rio-SP; as maiores cidades do país são de fato as mais importantes economica e politicamente, no entanto não foram as únicas responsáveis pelo grande crescimento da TAM. Infelizmente muitos entusiastas de aviação serão privados de ver estas belas aeronaves nos aeroportos de suas cidades.
2 comments:
"... sendo utilizados única e exclusivamente na Ponte Aérea Rio-SP; as maiores cidades do país são de fato as mais importantes economica e politicamente, no entanto não foram as únicas responsáveis pelo grande crescimento da TAM."
Se a gente for analisar por essa ótica, MAO estaria fora dessa rota, pois foi o interior paulista (Araçatuba, Bauru, Marília e Rio Preto) as grandes responsáveis pelo crescimento da TAM na virada dos anos 70 para 80.
O comentario serve igualmente para o interior paulista. Em nenhum momento foi dito que MAO era a mais importante. Agora se o sr. Phulano interpretou desta forma, lamentamos pelo ocorrido.
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