Cessna C-98 Caravan da FAB desaparece entre CZS e TBT

outubro 29, 2009 MSTeam Crew 0 Comments


FAB2725, aeronave acidentada em foto de 18/10/2009 por Frederico Cavalcante


Via: UOL

O aviĆ£o C-98 Caravan da ForƧa AĆ©rea Brasileira (FAB) que desapareceu na manhĆ£ desta quinta-feira (29) na AmazĆ“nia, entre os municĆ­pios de Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM), transportava tĆ©cnicos da FundaĆ§Ć£o Nacional de SaĆŗde (Funasa) e emitiu um sinal de emergĆŖncia 58 minutos apĆ³s a decolagem. De acordo com informaƧƵes da Infraero de Cruzeiro do Sul (AC) e da FAB, havia 11 pessoas a bordo, sendo sete da Funasa e quatro militares. A ForƧa AĆ©rea ainda nĆ£o confirma a queda do aviĆ£o.

A aeronave decolou de Cruzeiro do Sul por volta das 10h30 (horĆ”rio de BrasĆ­lia) e deveria ter chegado Ć s 12h15 no destino, mas, atĆ© o momento, nĆ£o hĆ” informaƧƵes sobre seu paradeiro.

De acordo com as Ćŗltimas informaƧƵes da FAB, o Salvaero, Ć³rgĆ£o da ForƧa AĆ©rea que coordena operaƧƵes de busca e resgate, recebeu o sinal de emergĆŖncia emitido pela aeronave 58 minutos apĆ³s a decolagem. Com base nas informaƧƵes do ELT e nos Ćŗltimos contatos de radar e rĆ”dio com o controle de trĆ”fego aĆ©reo, foi possĆ­vel estabelecer uma Ć”rea para fazer as buscas.

A base de operaƧƵes de busca serƔ montada em Cruzeiro do Sul. O resgate continua no local durante a madrugada.

A FAB colocou mais aeronaves para trabalhar na operaĆ§Ć£o. SĆ£o dois helicĆ³pteros H-60 Blackhawk, dois aviƵes C-105 Amazonas, um helicĆ³ptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 HĆ©rcules, um SC-95 Bandeirante e a aeronave de reconhecimento R-99.

O R-99, usado no resgate dos destroƧos e vĆ­timas do acidente do voo 447 da Air France, Ć© equipado com um radar capaz de fornecer imagens eletrĆ“nicas sobre alvos em solo mesmo estando a altitudes elevadas. Ɖ utilizado em missƵes de resgate e em tarefas de inteligĆŖncia como localizaĆ§Ć£o de pistas de pouso clandestinas. O radar Ć© considerado pelos especialistas como um dos aviƵes-radares mais modernos do mundo.

Ainda segundo a FAB, 36 militares, entre mĆ©dicos, enfermeiros e especialistas em resgate, foram deslocados para o local. Mais de cem militares participam da operaĆ§Ć£o.
As famĆ­lias dos ocupantes do aviĆ£o desaparecido estĆ£o recebendo assistĆŖncia e informaƧƵes sobre o trabalho, afirma a ForƧa AĆ©rea.

Equipe da Funasa
A equipe que estava a bordo do aviĆ£o fazia o trabalho de vacinaĆ§Ć£o em aldeias indĆ­genas do vale do Javari, no extremo oeste do Estado do Amazonas.

A assessoria de comunicaĆ§Ć£o da Funasa em BrasĆ­lia confirmou que havia tĆ©cnicos do Ć³rgĆ£o dentro do aviĆ£o. Em nota, o Ć³rgĆ£o afirma que os "colaboradores foram designados para aƧƵes de imunizaĆ§Ć£o (OperaĆ§Ć£o Gota) em cerca de 3,7 mil indĆ­genas de, aproximadamente, 40 aldeias, no Vale do Javari, no Amazonas".

A operaĆ§Ć£o Ć© uma parceria entre o MinistĆ©rio da SaĆŗde e o MinistĆ©rio da Defesa, por intermĆ©dio do Comando da AeronĆ”utica, que levava Ć s populaƧƵes residentes em Ć”reas rurais e indĆ­genas de difĆ­cil acesso as vacinas do calendĆ”rio bĆ”sico de vacinaĆ§Ć£o nacional, alĆ©m de vacinas especĆ­ficas para povos indĆ­genas.

InformaƧƵes tƩcnicas
AlĆ©m de ser utilizado no transporte de cargas, o Caravan Ć© bastante usado pela FAB no transporte de equipes mĆ©dicas em missƵes do Correio AĆ©reo Nacional (CAN) que leva atendimento de saĆŗde a comunidades isoladas da AmazĆ“nia. O aviĆ£o Ć© usado pela ForƧa AĆ©rea desde 1987.

A velocidade mĆ”xima que o C-98 Caravan pode chegar Ć© 341 km/h. A aeronave, de fabricaĆ§Ć£o norte-americana, possui 15,88 m de envergadura e 11,46 m de comprimento. O aviĆ£o Ć© utilizado no Brasil, Estados Unidos, BolĆ­via e LibĆ©ria.

* Com informaƧƵes do UOL NotĆ­cias em SĆ£o Paulo