Curiosidades aeronáuticas: os vôos non-stop mais longos do mundo

julho 23, 2009 MSTeam Crew 1 Comments


Num passado distante, quando voar entre países distantes tornava-se uma prática comum, era absolutamente normal que vôos entre países e continentes diferentes fossem, além de longos, repletos de escalas técnicas e pernoites. Determinados vôos entre o Brasil e os Estados Unidos chegavam a durar até três dias!!

Claro, tratamos aqui de aeronaves antigas, que não possuíam um décimo do grau de tecnologia embarcada dos modelos atuais. Hoje é possível viajar mais distante e com menos paradas, nenhuma se possível. Em se tratando de vôos non-stop (sem escalas) a Singapore Airlines é a verdadeira campeã: ela opera os dois mais longos vôos comerciais da atualidade.

O campeão é o vôo SQ21 faz a rota Cingapura-Newark (SIN-EWR), que distam 15.345 quilômetros uma da outra em meras 18 horas e quarenta minutos de vôo. O segundo lugar vai para outro vôo da Singapore Airlines, o SQ37, que faz Los Angeles-Cingapura (LAX-SIN) distantes 14.114 km em 18 horas e 5 minutos. Ambos os vôos são operados pelo Airbus A340-500, que possui elevada autonomia.

O vôo mais longo envolvendo uma cidade brasileira é o EK261 da Emirates, entre Dubai e São Paulo: o Boeing 777-200LR (Long Range) faz os 12.217 km de vôo em 14 horas e 55 minutos.

1 comments:

Felipão disse...

Impressionante esses números da aviação atual...