WHAT'S NEW?
Loading...

Editorial: entendendo as tarifas promocionais e classes de reserva

Entendendo as tarifas promocionais e classes de reserva

por Rogério Ruiz

Houve um tempo em que as tarifas aéreas eram definidas pela classe de serviço (primeira, executiva ou economica). Já nos anos 70 e 80, as companhias nacionais instituiram tarifas mais baratas para aqueles que aceitassem voar nos horários menos convenientes, como de madrugada, por exemplo. Dessa forma, os voos "diurnos" eram mais caros que os voos "noturnos". A Transbrasil tinha o VEN, Voo Economico Noturno com tarifas até 50% mais baratas do que as praticadas nos voos com horarios mais confortáveis.

Hoje, porem, isso tudo mudou. O que vale é a lei de ofeta e demanda, como em tudo mais. Assim, um voo na madrugada que esteja com a ocupação elevada (quase lotado) pode ser mais caro do que um voo que saia de tarde, mas que esteja com uma ocupação menor do que o primeiro. Com isso, comprar com antecedencia tambem se tornou um critério importante na hora de conseguir uma boa oferta. As aéreas analisam seus voos e, caso constatem que a ocupação de determinado período poderia ser melhor, eles entram com as super promoções, fazendo assim que garantam uma taxa de ocupação elevada com uma boa antecedencia. E claro que nao existem ofertas em época de férias escolares - julho, dezembro, janeiro e fevereiro - ou feriadões. Nao há razão para vender muito barato um produto que tem muita gente procurando.

As companhias fazem ofertas de tarifas com altos descontos, mas claro, nao deixam muitos lugares disponiveis com essa tarifa. Esse controle é feito atraves das classes de reservas. A classe economica do avião é dividida virtualmente pelo sistema de reservas das companhias em subclasses e para cada classe é atribuído um numero "X" de assentos disponiveis e uma tarifa. Dependendo da classe de reserva que esteja disponivel, o valor de um bilhete aéreo pode variar, mesmo estando na mesma data, mesmo voo e mesma classe de serviço dentro do avião. É por isso que voce pode sentar ao lado de alguem que pagou o dobro do valor da sua passagem.

Para garantir que passageiros e agentes de viagem nao encham os voos de reservas que nao pretendem usar, as reservas feitas nessas promoções geralmente tem entre 24h e 48h para emitir o bilhete. Se nao for emitido, a reserva é cancelada automaticamente, abrindo mais lugares naquela subclasse específica. É muito comum haver casos onde um casal procura a mesma oferta de seus amigos e nao consegue, mas dias depois tentam novamente e conseguem. Isso significa que algumas reservas que foram feitas nao foram concretizadas (pagas) e a reserva foi cancelada pelo sistema, abrindo lugares que antes nao existiam. Portanto, quando voce ver uma super oferta de alguma companhia aérea, lembre-se que o numero de lugares disponiveis para aquela tarifa sao LIMITADOS e que se voce deixar para comprar depois, pode ficar sem a promoção.

Mas, cuidado! Se voce nao tem certeza de que poderá viajar, que poderá usar a passagem nas datas em que está comprando, é melhor deixar passar a oportunidade. As multas e taxas de alteração das passagens aéreas em super ofertas podem ser muito altas, chegando as vezes a mais da metade do que se pagou pela passagem. Em uma promoção de voo inaugural, havia uma tarifa de US$ 299, ida e volta a Miami. Foi um sucesso! Mas alguns clientes que decidiram mudar de data tiveram que pagar US$ 250, de taxa de alteração. O que era barato, saiu caro. Portanto, pergunte a seu agente de viagens - ou leia atentamente as regras no site - sobre as regras de alteracao e reembolso para nao ser surpreendido depois. Portanto, programe-se, aproveite as ofertas e boa viagem!

0 comentários: