Solenidade marca ativação do 1°/4° GAV em Manaus

janeiro 13, 2011 MSTeam Crew 0 Comments

12/01/2011 - 16h49
Solenidade marca ativação do 1°/4° GAV em Manaus

Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, foi realizada no dia 15 de outubro a solenidade de ativação do 1°/4° GAV, Esquadrão Pacau, na Base Aérea de Manaus (AM). A unidade agora é responsável pela defesa aérea na região Norte do país e agora está equipada com seis caças F-5EM.

O comandante do Esquadrão, Tenente Coronel Fernando Mauro, apresentou o efetivo de 70 militares que receberam treinamento para operarem o novo vetor. Até o dia 3 de dezembro, a unidade estava baseada em Natal (RN) e voava com os jatos AT-26 Xavante, que foram retiradas do serviço operacional na Força Aérea Brasileira.

Saiba mais sobre a despedida do AT-26 Xavante da aviação de caça.

De acordo com o Major Brigadeiro Antonio Carlos Bermudez, comandante da aviação de caça da FAB, a transferência do 1°/4° GAV e a sua dotação com novas aeronaves faz parte das ações do Comando da Aeronáutica em consonância com a Estratégia Nacional de Defesa. "A Estratégia Nacional de Defesa em suas diretrizes contempla a necessidade do aumento do poder disssuasório e da capacidade de vigilância nessa região", afirmou.

Ao final da solenidade, ocorreu o primeiro acionamento de um caça F-5EM para uma missão de interceptação. As aeronaves permanecem agora em alerta permanente na Base Aérea de Manaus.

Saiba mais sobre a chegada do 1°/4° GAV em Manaus.

Fonte: Agência Força Aérea

0 comments: