Caminhão invade pista em Urucurituba e força arremetida de Caravan da Amazonaves
Uma aeronave na curtíssima final para pouso numa pista de terra. Um caminhão que invade a pista quando a aeronave encontra-se a menos de 50 pés do solo e o comandante é forçado a executar uma arremetida para evitar uma colisão com veículo. A cena surreal ocorreu com um Cessna 208B Grand Caravan matriculado PT-MET e que pertence à Amazonaves Taxi Aéreo.
O PT-MET encontrava-se na curta final para pouso em pista de terra da cidade amazonense de Urucurituba, trazendo a bordo o Ministro dos Transportes e candidato ao governo do Amazonas Alfredo Nascimento. Algumas dezenas de pés antes de tocar o solo, um caminhão da marca Wolkswagen invadiu a pista e fez com que o Caravan fosse forçado a efetuar uma arremetida, realizando um novo procedimento de pouso e finalmente tocando o solo urucuritubense.
Arremetidas são procedimentos comuns e rotineiros na aviação, ocorrendo por diversos motivos tais como: tráfego na pista, aproximações desestabilizadas, condições meteorológicas e de vento, dentre outras. Todavia, a realização do procedimento devido a uma causa particularmente incomum, numa pista sem pavimentação e em condições marginais de operação representa um risco adicional e inesperado para os pilotos que operam nas pistas precárias da região Amazônica.
(Vídeo: Globo News via G1)
2 comments:
Voces nao tem foto do MD83 da Aeromexico que esteve ai sabado?
Infelizmente não...vou consultar alguns amigos pra saber se tem algum registro.
Postar um comentário