Learjet da Líder Taxi Aéreo sai da pista do Eduardo Gomes

março 08, 2010 MSTeam Crew 2 Comments

Líder Taxi Aéreo
Gates Learjet 35A PT-LJK
Foto por Gustavo Kaufmann

Um Learjet 35A, matriculado PT-LJK saiu da pista após o pouso no aeroporto Eduardo Gomes neste domingo. A informação da imprensa é de que a mesma escapou no início da taxiway bravo ao livrar a pista 10 e desceu num barranco à direita da taxiway; a Infraero e o Corpo de Bombeiros recusaram-se a dar mais detalhes sobre o caso mas o Blog conseguiu algumas informações adicionais e fidedignas.

O LJK procedia dos EUA, fez escala em MAO rumo ao Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, quando teve problemas na decolagem quando um dos pneus estourou; o fato deu-se quando o Learjet estava na V1 e assim não houve possibilidade de parada total da aeronave dentro dos limites da pista. O incidente ocorreu por volta das 15h local. Pedaços de borracha dos pneus ficaram na pista, provocando o fechamento do aeroporto por cerca de 30 minutos. Seis pessoas estavam a bordo, quatro pax e dois tripulantes.

(Agradecimentos aos frequentadores que forneceram informações sobre o incidente)

2 comments:

Anônimo disse...

Corrigindo a informação da reportagem aí.A aeronave seguia dos EUA para o Rio, fazendo aeromédico, quando estourou o pneu durante a decolagem quando atingiu a v1. Não houve pista suficiente para a frenagem total da aeronave que se deu na área de escape.Parabéns à tripulação que tomou as devidas medidas de emergencia para freiar a aeronave.

Anônimo disse...

A informação tá errada, na verdade ele saiu da pista durante a DECOLAGEM, transportava enfermo, destino SBRJ (Santos Dumont - Rio de Janeiro-RJ). O pneus estouraram quando a aeronave já estava na V1, sem possibilidade de parada.