WHAT'S NEW?
Loading...

Boeing 747: a rainha dos céus faz 41 anos


Há exatos 41 anos, em 30 de setembro de 1968, a Boeing realizava a cerimônia de roll-out e apresentação ao público do primeiro Boeing 747 fabricado nas instalações da empresa em Everett, Washington. Mais do que uma simples aeronave, o 747 marcou toda uma época e estabeleceu novos conceitos e paradigmas no transporte de passageiros.

Muito da concepção e da realização do Boeing 747 deve-se aos interesses, esforços e pressões de um dos grandes magnatas da aviação americana: Juan Trippe, presidente da PanAm. Trippe desejava uma aeronave capaz de transportar o dobro de passageiros dos já tradicionais Boeing 707 e Douglas DC-8 usados normalmente nos vôos transoceânicos, uma vez que as demandas crescentes acabaram tornando-se um problema, não somente para a PanAm mas para diversas companhias e também para os aeroportos, cada vez mais congestionados


A decisão de produzir o Boeing 747 significou também uma guinada no destino da Boeing: no início da década de 60 a empresa não possuía instalações adequadas nem espaço físico suficiente para fabricar a nova aeronave. Desta forma foi construída a nova fábrica numa área de 316 hectares em Everett, a qual se tornou o maior prédio do mundo em espaço físico, sendo ampliado posteriormente para acomodar novas linhas de produção de aeronaves.

Em abril de 1966 a PanAm assinou a compra de 25 Boeing 747-100 por US$ 525 milhões e, considerando sua posição como launch-customer, Trippe e sua equipe tiveram bastante influência na definição do design e do desenvolvimento da aeronave. Foi Trippe quem sugeriu que o cockpit ficasse no upper-deck, como também teve outras idéias: o bar no andar superior e até a instalação de um nariz de vidro para os passageiros da primeira classe!

A Pratt & Whitney também projetou novos motores para o novo quadrijato da Boeing, os clássicos PW JT9D. As versões iniciais do motor causaram grande dor de cabeça aos projetistas, dados os problemas iniciais e grande necessidade de substituí-los durante os primeiros vôos de teste, ocorridos a partir de fevereiro de 1969.

Todo este processo culminou com o roll-out do primeiro 747-100 em 30 de setembro de 1968, quando comissárias representando os 26 clientes iniciais do Boeing 747 "batizaram" o avião com garrafas de champanhe. Nesta mesma cerimônia, vários Boeing 707, 727 e 737 sobrevoaram o local para celebrar o lançamento da "rainha" dos céus (Queen of The Skies, como o 747 é conhecido). O primeiro vôo deu-se em 9 de fevereiro de 1969.

Para produzir o primeiro Boeing 747 os engenheiros e projetistas da Boeing fizeram nada mais nada menos do que 75 mil projetos, além de fabricar 4,5 milhões de peças. A construção do "Jumbo" marcou toda uma era, afinal, quem fica indiferente ao ver a silhueta de um 747? Durante 37 anos o 747 foi o avião com maior capacidade de transporte de passageiros, sendo finalmente superado a partir de 2005 pelo Airbus A380.

1 comentários:

De Gennaro Motors disse...

Caro amigo

Parabéns pelo seu blog, eu nao conheci. Posso adicionar ele na minha lista de blogs la na minha pagina ?

Visite: www.degennaromotors.blogspot.com

Abraço

Fernando A. De Gennaro