Aviation Classics (2)

maio 31, 2009 MSTeam Crew 4 Comments






















Transbrasil
Boeing 767-2Q4
PT-TAA
Foto por Savvas Garozis

É hora de prestar homenagem a este clássico de nossa aviação comercial, responsável por proporcionar diversos vôos históricos e memoráveis na infância e adolescência deste que vos fala, como também de diversos amigos entusiastas que frequentam o blog: o 767 da Transbrasil.

O PT-TAA marcou o início da longa história do Boeing 767 no Brasil, história esta que possui páginas escritas até os dias de hoje. Entregue à TR em 1983, o 767 realizava diversos vôos na capital amazonense, operando a partir de MAO vôos para BSB-GRU, GRU-GIG-FOR, BEL-FOR, apenas mencionando algumas rotas.

Os três primeiros Boeing 767-200 da Transbrasil possuiam logomarcas e asas de diferentes cores: o PT-TAA tinha a asa azul, o PT-TAB era laranja e o PT-TAC possuía asas na cor verde. Após alguns anos a pintura das asas foi removida, mas as aeronaves permaneceram ostentando o inesquecível "tail" com as cores do arco-íris.

Em 1998 a TR sofreu a derradeira alteração na sua identidade visual, com o arco-íris da cauda e logomarca redesenhados. Infelizmente, foi com estas cores que a empresa encerrou suas operações em 7 de dezembro de 2001; os três Boeing 767-200 originais permanecem abandonados desde então no aeroporto Juscelino Kubitschek em Brasília (BSB), sem motores e sem nenhuma perspectiva de voltar a voar.

4 comments:

Rodrigo disse...

Guardo com muita alegria meus vôos a bordo do 767, como dizem "para o 767 não existe pintura feia..."

Anônimo disse...

thanks for this nice post 111213

Anônimo disse...

thanks for this nice post 111213

Anônimo disse...

thanks for this tips