Aviation Classics (1)
Nesta nova seção do blog do MST, daremos espaço somente a aeronaves clássicas que frequentaram ou frequentam o SBEG.
Varig Log
McDonnell Douglas DC-10-30(F)
PP-VMT
Foto por Frederico Cavalcante
O McDonnell Douglas DC-10-30(F) foi inquestionavelmente um dos grandes cavalos de batalha da história da Varig. Com a gradual retirada de operação dos Boeing 707, o DC-10 assumiu progressivamente o status de principal equipamento nas rotas internacionais a partir de meados da década de 1970. Os primeiro DC-10 foi recebido pela RG em 1974, diretamente da fábrica da Douglas em Long Beach, EUA.
Além das rotas internacionais, o DC-10 realizava diversos vôos domésticos e MAO sempre teve o privilégio de receber o clássico trijato americano. Destacam-se o RG200/201 (GRU-MAO-GRU) e o RG204/205 (GIG-BSB-MAO-BSB-GIG).
A divisão cargueira da Varig operou o DC-10 versão freighter por mais de 20 anos no Aeroporto Eduardo Gomes. Quem de nós não se lembra do logotipo CARGO em vermelho na lateral dos DC-10? E da palavra INTERCONTINENTAL escrita no motor #2?
No entanto a crise atingiu duramente tanto a Varig como a empresa que sucedeu sua divisão cargueira, a Varig Log e hoje alguns exemplares dos clássicos DC-10 encontram-se largados, aguardando um futuro que se anuncia sombrio, considerando o fato de serem aeronaves com três décadas de vida. Em MAO encontra-se estacionado e sem motores o PP-VMU, com as cores da Varig Log e ainda sem previsão sobre qual será seu destino.
1 comments:
Nossa, o DC-10 é um dos meus classicos preferidos. Linda ave!
Postar um comentário