2ª etapa das obras do Aeroporto Eduardo Gomes começam em Maio

abril 02, 2012 F.Duarte 0 Comments



Manaus - A primeira etapa da reforma e ampliação do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (AIEG) está sendo finalizada e a partir de maio será iniciada a segunda fase da obra. Ao final da segunda etapa, que deve acontecer no fim do ano, mais de 50% da reforma estará concluída.
As informações são do superintendente regional da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), Rubem Lima Ferreira, que acompanhou os deputados estaduais Sidney Leite (DEM), Marcelo Ramos (PSB), Marcos Rotta (PMDB) e Tony Medeiros (PSL), na visita de inspeção dos parlamentares na manhã desta segunda-feira (2).
Segundo Ferreira, as obras referentes às laterais do prédio, onde ficarão os níveis de embarque e desembarque foram os primeiros passos. “Com o período de sol, vamos iniciar a construção da área administrativa, as obras nos níveis de embarque e desembarque de passageiros e o saguão. A maior parte da obra se dará nessa próxima etapa”, explica.
O deputado Sidney Leite explicou que a visita tem como objetivo o acompanhamento, tanto dos parlamentares quanto da população, da ampliação do aeroporto. “A obra está andando dentro do previsto, porém, a nossa preocupação é que problemas que ocorrem atualmente no terminal de passageiros sejam sanados com a reforma, como por exemplo, o tempo de desembarque do passageiro, que hoje não é menor que 40 minutos”, afirma.
Os parlamentares também estiveram nos terminais de carga (TECA) do AIEG. No local, constataram que os TECAs estão operando com apenas 30% da capacidade de armazenamento. Segundo a Infraero, em março desse ano, foram processadas cerca de 5 mil toneladas, enquanto há potencial para atender até 12 mil toneladas por mês.
Sobre a obra
Segundo a Infraero, a reforma vai ampliar a capacidade de atendimento de passageiros de 6,4 milhões/ano para até 13,5 milhões/ano.
A movimentação atual é de 3,2 milhões de passageiros ao ano. A área do terminal de passageiros passará de 39,48 mil metros quadrados (m²) para 166,8 mil m².
O estacionamento, que hoje conta com 772 vagas, passará a ter 2.670 vagas. Serão dois níveis no prédio – um de embarque e outro de desembarque, três escadas rolantes, 16 elevadores e 166 banheiros.
As esteiras de bagagem passarão de quatro para onze. Com a reforma, o aeroporto terá capacidade de atender a população de Manaus até 2025, de acordo com a empresa.
Fonte: Jornal D24am.

0 comments: