WHAT'S NEW?
Loading...

[Memória] PBY-6A Catalina PP-PEB

O blog volta aos tempos nostálgicos da Aviação Brasileira e publica um breve histórico desse grande guerreiro que por muitos anos prestou serviços a Panair do Brasil e Cruzeiro, hoje encontra-se aposentado na Base Aérea de Belém - PA nas cores da Força Aérea Brasileira (FAB).

foto por Wesley Minuano via site myaviation.net
PP-PEB nas cores da Cruzeiro
Aeroporto de Ponta Pelada 23/10/1968
Manaus - AM

Este guerreiro teve sua carreira iniciada na US Navy and US Marine com o registro 46643 (c/n2007), recebendo o primeiro registro civil como N9556C, no Brasil como PT-BBQ e finalmente em 1964 pela Panair do Brasil como PP-PEB. foi o único Catalina PBY-6A operado pela Panair pois os outros sete eram do mod. PBY-5A. Teve seu nome de batismo de Bandeirante Antonio Dias Adorno.

PP-PEB nas cores da Panair do Brasil
foto: Autor desconhecido
Aeroporto de Ponta Pelada

em 1965 com o fechamento da Panair o PP-PEB foi arrendado para à Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul onde voou até meados de 1970, após a falência da mesma foi repassado para a FAB como 6552.

PP-PEB
foto: Autor desconhecido

O FAB 6552 foi desativado em 05/02/1982 e permaneceu preservado até o final dos anos 80 em Manaus onde foi desmontado e transportado via fluvial para a cidade de Belém para ser restaurado e exposto. No inicio da década de 2000 foi levado para o museu da Base Aérea de Belém e está em exposição até hoje.

matéria da Revista Flap Internacional nº 246
sobre o Catalina

2 comentários:

MSTeam Crew disse...

Esse Catalina ficou exposto no Open Day da Base Aerea de Belém....vale a visita! Grande postagem Binho!

Montana Aragão disse...

saudades dos bons tempos Binho.