[Memória]: Braniff, a primeira empresa americana em MAO

setembro 21, 2011 MSTeam Crew 2 Comments

Braniff anuncia vôos para MAO, conforme notícia do jornal Register Guard, 03/09/1978

Numa época em que se discute a expansão e descentralização dos serviços aéreos Brasil-EUA e com a entrada da American Airlines em Manaus, o Blog resgata hoje uma pequena lembrança da primeira empresa americana a voar para Manaus. Em 1978 a Braniff International Airways, empresa americana baseada em Dallas, Texas, expandia os serviços na América do Sul iniciando vôos entre Miami e Nova York a MAO, fazendo escalas em Bogotá.

O recorte da matéria do jornal Register Guard de Eugene, Oregon, EUA, datado de 03/09/1978, mostra que eram dois vôos semanais, um de NYC e outro de MIA. A operação da Braniff em MAO teve vida curta, entre setembro de 1978 a março de 1980.

2 comments:

Anderson Calado disse...

Desde meados dos anos 90 tem discutido-se o caso da descentralização dos serviços aéreos entre o Brasil e a américa do norte em geral,agora essa iniciativa da Braniff em operar vôos de Miami ou Nova York até aqui a Manaus era uma ousadia e tanto para a época,vez em que as passagens eram caras e nessa época somente apenas três grandes companhias aéreas existiam(leia-se:Varig-Cruzeiro,Vasp,Transbrasil),coisa que a Pioneira da aviação comercial brasileira nunca fez nos seus quase 80 anos de história. Apesar de ter vida curta,marcou época.

Marcelo disse...

Nossa, muito interessante esta notícia! Eu mesmo não sabia dessa operação da Braniff em MAO.
Sim, já passou da hora das aéreas verem que o Brasil não é somente Rio-SP. E graças a Deus elas (principalmente as americanas) já notaram isso, com a introdução de voos para CNF/BHZ, REC, SSA, BSB e futuramente MAO, POA e outras cidades brasileiras!
Parabéns às aéreas americanas e que outras cias tb sigam seus exemplos. Muito sucesso nas rotas brasileiras!!!
Gde abraço a todos.