Vulcão Eyjafjallajökull continua mantendo vôos cancelados na Europa

abril 19, 2010 MSTeam Crew 0 Comments

Aeroporto de Frankfurt-Main (FRA/EDDF)
18/04/2010
Foto por Oliver Brunke


A nuvem de cinzas emitida pelo vulcão islandês Eyjafjallajökull continua causando o maior caos aéreo na história da Europa, com efeitos diretos em todos os continentes. Nesta segunda-feira houve uma breve redução na quantidade de nuvem de cinzas emitida pelo vulcão, mas já durante a noite a situação voltou a piorar com a intensificação da emissão dos gases vulcânicos.

O quinto dia de caos aéreo na Europa foi marcado pela intenção de se retomarem 50% dos vôos, no entanto algumas notícias não foram nada animadoras para as empresas aéreas e para a esmagadora maioria de passageiros que se encontram retidos há dias e sem previsão de embarcar. Os serviços meteorológicos da Grã-Bretanha reportaram que uma nova nuvem de cinzas vulcânicas se dirige para o país, apesar da intenção de serem abertos alguns aeroportos na manhã desta terça-feira.

A Força Aérea Finlandesa revelou hoje imagens de danos causados pelas cinzas nos motores de alguns caças Boeing F-18 que realizavam exercícios militares em área próxima a erupção no último dia 15, horas antes do fechamento do espaço aéreo europeu. Autoridades militares finlandesas revelaram que mesmo em vôos de curta duração pode haver dano significativo nos motores.




Na Alemanha, alguns vôos em direção ao Brasil puderam ser operados: os GRU-FRA, FRA-GRU, GRU-MUC e MUC-GRU da Lufthansa, operados com Boeing 747-400 e Airbus A340-300 respectivamente, ocorreram normalmente hoje. A Air France continua operando alguns vôos, no entanto os mesmo estão pousando em Toulouse (TLS/LFBO) ao inves de Paris.

O Canadá já se encontra em estado de alerta, pois correntes de vento podem empurrar a nuvem de cinzas do Eyjafjallajökull em direção às províncias de Terra Nova e Labrador.

A seguir está a lista de países/regiões onde no momento existem restrições às operações civis:

* Bélgica
* República Tcheca
* Dinamarca
* Finlândia
* Estônia
* Partes da França
* Alemanha
* Hungria
* Norte da Itália
* Holanda
* Polônia
* Romênia
* Partes da Ucrânia
* Eslovênia
* Suiça
* Reino Unido
* Irlanda

(Via Portal CR e Flightglobal)

0 comments: