Aviation Classics [6]: DC-10 da Varig em Manaus

agosto 21, 2009 MSTeam Crew 2 Comments


Varig
McDonnell Douglas DC-10-30 "Intercontinental"
PP-VM*
Foto por Rogerio Ruiz

A Varig, em seus áureos tempos, sempre teve uma posição privilegiada e de dominância em suas operações em Manaus. Diversos vôos eram operados pela Pioneira em terras barés, fossem eles domésticos ou internacionais: a Tabatinga, Miami, Fortaleza, Brasília e muitas outras cidades era possível chegar em vôos sem conexão partindo do Eduardo Gomes.

No entanto não havia maior símbolo do domínio da Varig em Manaus do que a presença de seus widebodies estacionados nos gates D, E e F de nosso aeroporto. Transbrasil, Vasp, Cruzeiro e posteriormente a TAM também traziam seus equipamentos de fuselagem larga, mas ninguém ficava indiferente quando via lá do alto do terraço os Boeing 747, DC-10 e anos depois os Boeing 777 e MD-11 nas cores da Estrela Brasileira.

A foto, de autoria do nosso colaborador Rogerio Ruiz, foi tirada de dentro de uma aeronave (provavelmente da Varig) a qual estava fazendo a curva para estacionamento no gate Fox, e mostra um dos DC-10-30 da Varig parado no gate Delta. Vale a lembrança de outros dois detalhes adicionais: um Boeing 727-100 parado no pátio dos hangares e o terraço panorâmico ainda sem a cobertura metálica instalada no final da década de 90.

2 comments:

Rodrigo disse...

Retratos de uma época que ficará marcado pelo resto de nossas vidas.

montana 727 disse...

é uma epoca em que vivi, e que deixou muitas saudades