WHAT'S NEW?
Loading...

[FOTO DO DIA] Boeing 747 da JASDF em Manaus (2004)



O Blog exibe hoje como sua foto do dia alguns registros da passagem há quase cinco anos de um dos dois Boeing 747-400 pertencentes à JASDF - Japan Air Self Defense Force, registrados por Eduardo Bentes em 2004. A aeronave corresponde no Japão o mesmo que o Air Force One representa para os Estados Unidos: é a principal aeronave da frota governamental e militar japonesa, responsável pelo transporte do chefe de Estado e de Governo.

Antes da II Guerra Mundial o Japão não possuía uma força aérea propriamente dita. As atividades de combate aéreo durante o conflito no Pacífico eram exercidas pela frota de aviões pertencentes à Marinha e ao Exército Imperial japonês. Após a II Guerra essas instituições militares foram extintas em prol da criação em 1954 da Japan Self Defense Force (JSDF), com objetivos e política direcionados em prol da defesa do Japão. Como consequência da Guerra, o país não podia tornar-se uma potência militar nem empreender conflitos armados contra países vizinhos. Deste modo, as Forças Armadas no Japão possuem uma característica única: todos os membros da JSDF são civis e não há leis nem segredos militares.

A Japan Air Self Defense Force nada mais é do que o braço aeronáutico da JSDF, composto atualmente por 45000 pessoas e por uma frota de quase 500 aeronaves. Além dos Boeing 747-400 a JASDF possui versões do Boeing 767 que servem tanto para transporte e comando militar como para reabastecimento em vôo (KC-767).

2 comentários:

Eduardo disse...

Tio, obrigado por postar minha fotos.
Abs.

Ron Groo disse...

Esta bola vermelha na cauda deixa o avião tão lindo quanto aqueles carros da Honda nos anos sessenta.