Cresce o movimento de passageiros no 1º bimestre no Eduardo Gomes

março 16, 2012 F.Duarte 0 Comments


Foto por D24am.com

Manaus - Nos primeiros dois meses de 2012, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu 5,8% a mais de passageiros sobre o mesmo intervalo de 2011, contabilizando um total de 547,6 mil pessoas no atual período. Alavancado principalmente pelo período das férias, o terminal apresentou uma movimentação diária média de 9,1 mil.

Ao comparar com o primeiro bimestre do ano passado, o aeroporto teve um aumento expressivo de 30,1 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram em voos domésticos e internacionais.

Somente em janeiro foram 309,4 mil pessoas que passaram pelo terminal e, conforme números da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), apenas os passageiros embarcados e desembarcados internacionalmente apresentaram uma redução no movimento em 41,6%, com 18 mil registros.

O superintendente do aeroporto, Aldecir de Oliveira, afirmou ser difícil atribuir essa queda dos passageiros internacionais a um fator específico, mas ressaltou que há uma desaceleração na economia mundial, fazendo com que os estrangeiros diminuíssem mais as viagens.

“Nesse período temos uma grande quantidade de turistas estrangeiros que usufruem da temporada de cruzeiros por meio da modalidade de transporte chamada ‘back to back’. Em outras palavras, eles entram de navio no País, mas partem em voos charters”, exemplificou.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, divulgada no final de 2011, aponta que a maioria dos visitantes internacionais,  cerca de 28% dos Estados Unidos da América, enquanto 9% são da França, 6,4% do Japão, 5,5% da Inglaterra e 4,7% da Alemanha.

O documento do ministério mostra que 47,5% dos visitantes vieram para  lazer e 30,8% para negócios, eventos e convenções. O tempo de permanência dos estrangeiros em Manaus é de 19,5 dias e o  gasto diário médio é de US$ 78,75.

Por outro lado, passageiros de voos domésticos em janeiro somaram 291,4 mil embarques e desembarques, o que representou um incremento de 10,5% frente ao mesmo mês do  ano passado, quando um total de 263,6 mil pessoas foi computado.

Segundo Oliveira, o crescimento apontado na movimentação de passageiros já é um indicativo de retorno aos patamares de crescimento dos anos anteriores, como no primeiro bimestre de 2010, quando 679,5 mil pessoas transitaram pelo aeroporto. “Essa quantidade está dentro do aceitável e da nossa operação normal”, declarou o superintendente.

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes passa, neste momento, por uma obra de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros 1, com um investimento de R$ 394,12 milhões. O espaço terá a área duplicada de 43 mil metros quadrados (m²) para 97,2 mil m².

Fonte: jornal D24am.com

0 comments: