As fotos de hoje são do nosso grande amigo Eduardo Bentes que após uma temporada ausente do mundo de spotting voltou em grande estilo, as fotos foram realizadas na ultima semana antes do natal nos aeroportos de Miami (KMIA) e Manaus (SBEG).



Boeing 737-36E
Cayman Airways - VP-CKW
foto por Eduardo Bentes

Boeing 757-223
American Airlines - N673AN
foto por Eduardo Bentes

Boeing 757-223
American Airlines - N673AN
foto por Eduardo Bentes

Boeing 74-47UF
Atlas Air - N475MC
foto por Eduardo Bentes

Boeing 767-316FER
Absa Cargo - PR-ABB
foto por Eduardo Bentes

Boeing 737-81Q
Miami Air - N732MA
foto por Eduardo Bentes

ATR-42-500
Total Linhas Aéreas - PR-TTH
foto por Eduardo Bentes

ATR-42-500
Trip Linhas Aéreas - PP-PTC
foto por Eduardo Bentes

Boeing 737- 8EH
Gol Linhas Aéreas - PR-GGD
foto por Eduardo Bentes

Boeing 737-241
Rico Linhas Aéreas - PP-VMM
foto por Eduardo Bentes

Mais um ano chega ao fim e 2013 já bate à porta. O final de 2012 marca a renovação da esperança de dias melhores e de realização de novos sonhos.

A equipe do Manaus Spotting Team agradece a todos visitantes, colaboradores e seguidores por mais um ano de grande audiência. O ano de 2013 promete grandes novidades em nossa página e você leitor estará convidado a embarcar nesta viagem.

Feliz Natal e um 2013 de sucesso a todos!


ATR-42 Map Linhas Aéreas
PR-MPO
Foto por Marcos Paulo Caput

ATR-42 Map Linhas Aéreas
PR-MPO
Foto por Marcos Paulo Caput

O Manaus Spotting Team traz uma pequena amostra da matéria especial de fim de ano quem vem por ai sobre o spotting days especial nos Estados Unidos realizados pelos membros Rogerio Ruiz e Sergio Brandão do MSTeam que estiveram na ultimas semanas registrando o movimentos em diversos aeroportos americanos, entre eles o de Paine Field Airport em Seattle berço da Boeing. 


Boeing 747 Large Cargo Freighter
foto por Rogerio Ruiz

Boeing 737 da Marinha Indiana
foto por Rogerio Ruiz
 
Boeing 747-800 BBJ
foto por Rogerio Ruiz

Boeing 787-200 da JAL
foto por Rogerio Ruiz

Boeing 787-200 da Qatar
foto por Rogerio Ruiz

Boeing 777-300 da Aeroflot taxiando para voo de teste
foto por Sergio Brandao

Boeing 747-800 BBJ
foto por Sergio Brandao

outro Boeing 747-800 BBJ
prefixo VQ-BSK
foto por Sergio Brandao
Boeing 747-800 BBJ
prefixo VQ-BSK
foto por Sergio Brandao

Boeing 777-300 da Emirates Skycargo
foto por Sergio Brandao


Foi oficialmente apresentado hoje 18 de Dezembro, em Pirassununga, na Academia da Força Aérea o novo avião da Esquadrilha da Fumaça. Durante a cerimônia será procedida a passagem de comando do Esquadrão, atualmente sob o comando do TCel Aviador Esteves que passará o cargo ao TCel Aviador Marcelo Gobett Cardoso.

Durante o evento, restrito ao público interno, o novo vetor da Fumaça será apresentado já com o novo design gráfico de sua pintura, baseado na Bandeira do Brasil. Além de manter o atual design de detalhes em verde, amarelo e azul o avião terá em seu leme a pintura de uma bandeira brasileira tremulando ao vento, ficando bem visíveis o globo azul com as estrelas representativas dos estados  e a faixa branca Ordem e Progresso.

No total o EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea)  receberá uma dotação de 12 aeronaves, utilizando 7 delas em suas apresentações, em regime de rodízio. Nos próximos meses os pilotos continuarão seus treinamentos e adestramento na nova aeronave, pois seu envelope de vôo é diferente do T-27 Tucano, estando seu “debut” previsto inicialmente para o dia 7 de Setembro, em Brasília.






foto por Sgt Johnson Agência Força Aérea

Aeronave :  Embraer Super Tucano A-29

Comprimento – 11.34 m

Envergadura –  11.14 m

Altura – 3.97 m no leme.

Velocidade máxima – 593 km/h

Fonte: www.asasmetalicas.com.br

MAP Linhas Aéreas
ATR 72-202 F-WNUC (futuro PR-MPY)
Foto por Chris Dogget via Skyliner Aviation


Foi registrado em voo de teste em Toulouse no dia de ontem o primeiro ATR 72-200 a integrar a frota da MAP Linhas Aéreas; a aeronave usará a matrícula PR-MPY e é a de número de série 365, tendo voado até recentemente no Brasil pela Azul onde utilizou a matrícula PR-AZY e o esquema de cores totalmente azul em homenagem aos 30 anos da ATR.


SÃO PAULO - Sem avanço nas negociações entre empresas e trabalhadores, os aeronautas, categoria que reúne pilotos e comissários, decidiram entrar em greve nesta quinta-feira, 13. A decisão foi tomada em assembleia da categoria realizada na segunda-feira, 10. Os aeronautas ainda vão decidir como operacionalizar a greve, se parte da categoria irá trabalhar ou não.

O objetivo da greve é pressionar as companhias aéreas por melhores salários e condições de trabalho. Os aeronautas e aeroviários lutam por aumento real, enquanto as companhias oferecem índices iguais ou abaixo da inflação, conforme a faixa salarial.

Os trabalhadores também lutam para que as empresas comprometam-se em cumprir a regulamentação profissional, querem novos pisos e reclamam da sobrecarga de trabalho, do assédio moral e da fadiga, que amplia os riscos de acidentes aéreos.

Protesto

Em reunião com as empresas aéreas, nesta quarta-feira, 12, não houve avanço nas negociações. Nos aeroportos, além da greve dos aeronautas, haverá protesto de aeroviários em apoio ao movimento, às 16 horas.

Os protestos serão feitos nos aeroportos de Porto Alegre, Congonhas (São Paulo), Santos Dumont (Rio de Janeiro), Afonso Pena (Curitiba) e Recife. Os aposentados e pensionistas do Aerus, antigos trabalhadores da Varig e Transbrasil, também participarão dos protestos, na luta para que a União garanta a integralização de seus benefícios.

Fonte: oestadao.com.br
Nascer do sol entre PVH e RBR
Foto por Alexandre Cavalcanti

foto por Fábio Duarte


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) negou autorização à empresa MAP Linhas Aéreas para operar voos regulares para os municípios de Lábrea (a 702 quilômetros a oeste de Manaus) e São Gabriel da Cachoeira (852 quilômetros a oeste), segundo o deputado estadual Sidney Leite (DEM). 

De acordo com o parecer da agência reguladora, os aeródromos desses municípios não possuem capacidade operacional devido restrições de segurança. Entretanto, a TRIP Linhas Aéreas (empresa incorporada pela Azul) possui dois voos semanais para os municípios e vem operando regularmente. 

O gerente de operações da MAP Linhas Aéreas, Geraldo Alves, afirma  que a extrema carência de infraestrutura aeroportuária na região limita as opções de localidades que atenderiam a todos os requisitos internacionais para a operação regular. Mas ele também estranha o fato de a TRIP atuar, sem ser importunada. “Nas mesmas localidades solicitadas, a TRIP opera com aeronaves ATR 42-500, uma versão mais pesada que os nossos ATR 42-320”, comparou, para se contrapor a uma das justificativas apresentadas pela Anac, para não conceder a autorização de operação.  

A MAP  está requerendo uma frequência de três voos semanais para ambas as localidades e solicitou da Anac informações sobre o tipo de operação que a TRIP está realizando nessas localidades e os procedimentos operacionais autorizados, já que as justificativas apresentadas pelo órgão regulador são critérios que deveriam servir para todas as empresas, dentre eles, a falta de condições da pista de pouso.

Fonte: acritica.uol.com.br


A Atlas Air, operadora cargueira tradicional em Manaus, está atualmente operando em SBEG dois voos regulares. Os horários da operação são os seguintes:

Aeronave: Boeing 747-400F

Terças: GTI 35 MIA-MAO Chegada 07:00 local; tempo estimado de solo 2 horas e partida como GTI 36 MAO-UIO

Quintas: GTI 37 MIA-MAO Chegada 11:55 local; tempo estimado de solo 2 horas e partida como GTI 38 MAO-LIM
foto por terranoticias.com

  
      A Infraero abriu nesta terça-feira (4/12) a licitação para contratação do projeto executivo e obras de engenharia para a reforma e ampliação do terminal de passageiros 2 do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). A proposta arrematante foi de R$ 19,49 milhões. 

      O andamento do processo licitatório pode ser acompanhado neste link.
 porta
      As ações para o terminal 2 do aeroporto manauara preveem a ampliação do estacionamento de veículos, a climatização do saguão de embarque e desembarque, adequações às normas de acessibilidade, construção da praça de alimentação e outras melhorias, como adaptações para a melhor utilização da luz natural dentro do espaço. Com os serviços, a área do terminal 2 passará de 3.658 m² para 6.959 m². Já no estacionamento, o aumento será de 43%. 

      “As melhorias no terminal 2 garantirão uma infraestrutura ainda mais ampla para o Eduardo Gomes, que já recebe uma melhoria de grande porte com as obras de ampliação do terminal de passageiros 1”, destacou Aldecir de Oliveira Lima, superintendente de Manaus.

Fonte:Infraero
Mitsubishi MU-2B-60 Marquise PR-ETA
CTA Taxi Aéreo

foto por Fábio Duarte

Mitsubishi MU-2B-60 Marquise PR-ETA
CTA Taxi Aéreo

foto por Fábio Duarte

Mitsubishi MU-2B-60 Marquise PR-ETA
CTA Taxi Aéreo

foto por Fábio Duarte