Pela segunda vez no ano de 2009 Manaus recebeu a visita de uma comitiva chinesa e, como das outras ocasiões, a aeronave escolhida para o transporte oficial foi um Boeing 747-400 da Air China. A matrícula do avião é B-2472, sendo que esta mesma aeronave já esteve em MAO quando da visita oficial de ministros chineses ocorrida em setembro de 2006.

Avient Aviation
McDonnell Douglas MD-11(F) N408SH, futuro Z-BAV
Foto por Roberto Collazo


Neste sábado mais uma vez o mundo da aviação é abalado por um acidente de graves proporções. Pela segunda vez em 2009 um McDonnell Douglas MD-11 foi perdido em um acidente aéreo, e desta vez a vítima foi o MD-11 matriculado Z-BAV, primeiro equipamento do tipo pertencente à Avient Aviation. A aeronave acidentou-se às 0812LT na decolagem do aeroporto de Shanghai-Pudong (PVG/ZSPD) na China rumo ao aeroporto internacional de Manas (FRU/UAFM) em Bishkek, Quirguistão.

Segundo relatos, o MD-11 sofreu um tail strike durante a decolagem (a parte ventral da cauda colidiu levemente com o asfalto) e o avião acabou chocando-se com torres de iluminação ao final da pista, o que causou a queda. Dentre as sete pessoas a bordo três faleceram e quatro foram resgatadas com ferimentos.

A aeronave acidentada tinha o número de série 48408 e foi entregue à Korean Air Cargo em 25/01/1991 com a matrícula HL7372. Era provida de um trio de motores Pratt & Whitney 4460 e no ano de 2005 passou para a Varig Log como PR-LGD. Na empresa brasileira voou até o ano de 2008, sendo estocado em Miami e devolvido ao lessor com a matrícula N408SH.

Em outubro de 2009 a Avient Aviation, do Zimbábue, adquiriu o avião após já ter em sua frota diversos trimotores McDonnell Douglas DC-10-30(F). No último dia 20 de novembro o MD-11 começou a voar com as cores da Avient, e no 9o. dia de operação acabou por ser perdido num grave acidente.

Em 2009 já ocorreu um acidente grave e com perda de vidas humanas envolvendo o MD-11, vitimando uma aeronave da FedEx em Narita, Japão.

Nesta quinta-feira, 26/11, o Aeroporto Eduardo Gomes recebeu diversos movimentos governamentais oriundos da Europa e da América do Sul, muito em razão da inauguração do gasoduto Coari-Manaus.

  • Republique Française Airbus A310 F-RADB, estacionado na remota 24
  • Republique Française Airbus A319 ACJ F-RBFB, estacionado na remota 23
  • Fuerza Aerea Venezolana Boeing 737-200 0207, estacionado no gate E
  • Força Aérea Brasileira Airbus A319 ACJ (VC1C) 2101, estacionado na remota 19 e que trouxe o presidente Lula
  • Força Aérea Brasileira Boeing 737-200 2116, estacionado na remota 20
Devido à forte chuva e à intensa cobertura de fumaça que se abateu sobre a cidade nesta quinta, foi possível somente registrar o A319 da Força Aérea Francesa, cuja foto está publicada acima.

O Boeing 767-300(ER)(F) da ABSA Cargo PR-ABD encontra-se AOG (aircraft on ground) devido a problemas detectados no atuador de spoiler da aeronave. Até a tarde desta terça o avião encontra-se parado na posição remota 24 e por esta razão foram destacados um 747-200(F) da Southern Air e um 767-200(F) da ABX Air para cobrir os vôos programados.

Boeing 767-200(F) ABX Air N741AX
M3-6550 GRU 24/11/2009 06:00LT - MAO 24/11/2009 08:30LT

Boeing 747-200(SUD)(F) Southern Air N748SA:
M3-6550 GRU 24/11/2009 06:00LT - MAO 24/11/2009 08:30LT
M3-6551 MAO 24/11/2009 10:45LT - GRU 24/11/2009 14:25LT
M3-6552 GRU 24/11/2009 17:45LT - MAO 24/11/2009 19:05LT


MANAUS - O presidente da República Tcheca, Václav Klaus, iniciou hoje, por Manaus (AM), uma visita de cinco dias ao Brasil. Chefiando uma comitiva de quase 50 pessoas, entre ministros e empresários, Klaus disse que foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que estava feliz por começar a visita pela Amazônia, por saber da importância da região para o mundo. Os membros do Manaus Spotting Team não podiam deixar de registrar o avião presidencial no nosso aeroporto.

Segue um registro feito por minha pessoa com a participação dos amigos Frederico Cavalcante e sua esposa Bianca, João Henrique, Patrick PTK e Rodrigo Seixas.

De Manaus, a comitiva da República Tcheca seguirá para Brasília e depois para São Paulo e Recife.




Na tarde deste domingo esteve na cidade um clássico Boeing 737-200 da Força Aérea Venezuelana, operando vôo governamental. A aeronave permaneceu estacionada no pátio do terminal de cargas e decolou na proa de Caracas/Maiquetia (CCS/SVMI) por volta de 1410LT.
A tarde deste sábado foi marcado pelo intenso movimento de widebodies de carga e passageiros no aeroporto Eduardo Gomes. Além dos tradicionais e diários Boeing 767-300(ER) e Airbus A330-200 da TAM, outros quatro "heavies" deram as caras na cidade. Segue o log dos vôos internacionais do dia via Flight Aware.

Arrivals (More)
Ident Type From Depart Arrive
TUS8453 B763 Miami Intl (KMIA) 10:15a EST 03:15p UTC
TPA831 B762 Miami Intl (KMIA) 08:38a EST 01:38p UTC
TAM8077 B763 Miami Intl (KMIA) 08:27a EST 01:27p UTC
APW457 DC10 Miami Intl (KMIA) 07:54a EST 12:54p UTC
GTI8677 B744 Miami Intl (KMIA) 07:19a EST 12:19p UTC
DAL557 B737 Hartsfield-Jackson Intl(KATL)
09:59p EST 02:59a UTC

O fim de tarde desta quinta-feira foi marcado por uma grande surpresa ocorrida no Aeroporto Eduardo Gomes. Tal surpresa deve-se ao fato de um Airbus A300B4(F) da empresa venezuelana Transcarga ter realizado um pouso no Eduardo Gomes, operando o vôo CWC401 procedente de Miami (KMIA) para a Centurion Air Cargo.

Matriculado N501TR, o A300 em questão possui uma longa ficha de serviços prestados. Trata-se de um A300B4-203, serial number 053, que realizou seu primeiro vôo em 16/08/1977 e foi fabricado originalmente como avião de passageiros. Sua matrícula de teste era F-WZEE e foi entregue à Lufthansa em 29/09/1977 com a matrícula D-AIBA. A aeronave voou na LH por quatro anos, até que em 16/03/1981 foi repassada para a Air Algerie com o mesmo prefixo. Mais alguns anos operando na empresa argelina e em 1987 o A300 foi entregue para a venezuelana Viasa, usando o tail number YV160C. Em março de 1996 o avião passou à FSBU e em novembro do mesmo ano foi para a Pan Am, já com a matrícula N6254X.

Em abril de 2000 o avião foi entregue à empresa cargueira Tradewinds Airlines, e dessa forma foi convertido em avião cargueiro, já com o registro atual N501TR. A Transcarga, empresa para qual o avião opera atualmente, é controlada pela Sky Lease 1, que também possui o controle da Tradewinds Airlines.

(Post dedicado ao nosso colaborador Thiago "A300" Gonzaga")

Quem poderia acreditar que durante 25 dias uma pessoa possa viajar pelo país inteiro e não sair dos terminais dos aeroportos? E será se algum de nós seria capaz de suportar tantas viagens, tantas noites mal dormidas e ainda escrever sobre isso? Esta é a saga de Fabiano Rampazzo, o "Homem-Aeroporto", colaborador do site Terra que está cumprindo essa jornada e o desafio de durante quase um mês viver, dormir e relatar como é a vida nos aeroportos brasileiros.

O "Homem-Aeroporto" desembarcou em Manaus na madrugada de terça para quarta-feira, procedente de Vitória (VIX) em vôo da Azul com conexão em Campinas. Avisada por nosso parceiro de blogosfera Junio Gracielo, do blog Vix Agora, a equipe do Manaus Spotting Team foi ao encontro desse maluco no restaurante do terraço do Eduardo Gomes. Visivelmente cansado, esgotado e atarefado por 3 semanas de jornadas dentro dos terminais de passageiros, o Fabiano nos recebeu muito bem, e pode-se conhecer um pouco de sua história e por tudo aquilo que já passou em tantos dias fora de casa.

No aeroporto de MAO ele relata ter conseguido tomar o quarto banho em 21 dias, o que dá uma média de um banho a cada 5 dias...bom, neste exato momento nosso Homem-Aeroporto já deve estar em seu próximo destino, a cidade de Campo Grande (MS). A equipe do Manaus Spotting Team deseja ao Fabiano um bom final de jornada, e que logo possa curtir o conforto de seu lar, tomar um banho decente e fazer a barba!

(Presenteamos o Homem-Aeroporto com um adesivo do Manaus Spotting Team, e em retribuição recebemos presentes do portal Terra).
Link
Blog do Homem Aeroporto: http://homemterminal.blog.terra.com.br/
segue movimentação prevista no Eduardo Gomes:
ARR 25/11/2009 A330-332 CS-TMT Belgium Air Force
procedência Ilha do Sal, Cabo Verde;
DEP 26/11/2009 Santiago, Chile;
Motivo:missão de transporte do Ministro da Defesa da Bélgica e sua comitiva.



República da Argentina:
- aeronave tipo LOCKEED L-100-30, pertencente à Força
Aérea daquele País, em missão de transporte de carga, com a seguinte
programação, no mês de novembro de 2009:
dia 25 - procedente de El Palomar, Argentina, pouso em Manaus e
destino a Porto Príncipe, Haiti; e
dia 26 - procedente de Santo Domingo, República Dominicana, pouso
em Manaus e destino a El Palomar.



Fonte: Contato Radar

Neste último domingo a Aerolineas Argentinas retirou de operação seus últimos dois Boeing 737-200 da sua frota, após 39 anos voando nas cores da flag carrier do país. Os derradeiros vôos pousaram no Aeroparque Jorge Newbery, aeroporto doméstico de Buenos Aires e foram realizados pelo LV-ZZI e LV-ZEC, que fizeram passagens baixas sobre a pista antes do último pouso.

Conhecidos na Argentina como "la chancha" (o porco), os Boeing 737-200 encerram uma fase romântica da aviação sul-americana, e serão substituídos pelos Boeing 737-500 e 737-700. No blog da equipe Baires Aviation Photography você poderá encontrar a cobertura completa sobre a despedida do breguinha argentino.

Os entusiastas de aviação, como qualquer outra pessoa que curte algo em demasiado, apreciam fazer coleções de objetos relacionados ao assunto. Hoje publicamos diretamente do Orkut, uma parte da coleção de maquetes e livros de aviação de nosso colaborador Montana Aragão, com destaque para a maquete do Concorde e de um 727-200 da Vasp em old colors ao fundo.
Via Flight Tracker, publicamos alguns dos movimentos internacionais de passageiros e carga em MAO neste sábado:

Arrivals (More)
Ident Type From Depart Arrive
TAM8077 B763 Miami Intl (KMIA) 06:58a EST 11:58a UTC
CWC427 MD11 Miami Intl (KMIA) 11:38p EST 04:38a UTC
DAL557 B737 Hartsfield-Jackson Intl (KATL) 09:49p EST 02:49a UTC
FWL741 B763 Miami Intl (KMIA) 07:12p EST 12:12a UTC
APW2457 DC10 Miami Intl (KMIA) 07:58a EST 12:58p UTC
Nesta quinta excepcionalmente o vôo da TAM entre Miami e Manaus foi realizado com Airbus A330-200 ao invés do habitual Boeing 767-300(ER). Portanto, pela segunda vez nos últimos meses, dois A330 estavam em solo simultaneamente em MAO: o PT-MVL, fazendo o JJ 3748/3749 (GRU-MAO/MAO-GRU) e o PT-MVG, cumprindo o JJ 8077/8076 (MIA-MAO/MAO-MIA).

O vôo da Delta Air Lines para Atlanta, previsto para decolar às 2345LT, será cumprido pelo Boeing 737-700 N303DQ.
Foto por Mateus Barbosa


A temporada de vôos charters em Manaus ocorre normalmente durante o primeiro trimestre de cada ano, quando o Rio Negro está enchendo e os grandes transatlânticos podem adentrar a partir da foz do Rio Amazonas e sobem até o porto flutuante de Manaus. Os passageiros desses navios, procedentes da Europa e Estados Unidos, chegam até a cidade de navio e retornam a seus países em vôos fretados procedentes de diversos destinos do Hemisfério Norte.

Para o ano de 2010 os entusiastas locais já têm todos os motivos para comemorar e preparar suas cãmeras: está previsto para o dia 27/02/2010 o pouso de um Airbus A340-300 da gigante alemã Lufthansa, cumprindo vôo entre o aeroporto Franz Josef Strauss de Munique (MUC) e Manaus.

Vale lembrar que no período de vôos charters a cidade recebe também diversos fretamentos dos Estados Unidos, operados habitualmente pelos Boeing 737-800 da Miami Air International e pelos Douglas DC-10 da Omni Air International.




O Manaus Spotting Team, conforme anunciado durante a semana, participou do evento Esporte Cidadania promovido pela Rede Globo em parceria com o SESI - Serviço Social da Indústria. Durante todo o sábado o Clube do Trabalhador do SESI recebeu a visita de milhares de pessoas, que participaram de inúmeras atividades esportivas, como futebol de salão, basquete, natação, karatê, ginástica, dentre outros.

O MST participou na parte cultural e educativa, com seu stand ao lado do do DETRAM/AM, expondo maquetes, vídeos, fotos e banners, com o mesmo sucesso que tivemos durante os Portões Abertos da Base Aérea de Manaus. Agradecemos ao staff do SESI pelo apoio e pelo convite para participar do evento. Ano que vem tem mais!
05/11/2009 - 20h12 ( - G1)

Um avião da TAM que partiu de Brasília apresentou problemas no motor pouco antes de iniciar a aterrissagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, nesta quinta-feira (5).

Segundo a assessoria de imprensa da TAM, 163 pessoas estavam a bordo. Eram 155 passageiros e oito tripulantes.

De acordo com nota divulgada pela TAM, a aeronave apresentou indicação de pressão de óleo inadequada em um dos motores ao se aproximar de Manaus. A torre de controle foi informada e os bombeiros foram ao local com cinco viaturas.

O comandante realizou procedimentos de segurança e conseguiu pousar a aeronave.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/20...+de+manaus.html

A equipe do Manaus Spotting Team foi convidada a participar do evento Esporte Cidadania, promovido pela Rede Globo e SESI, que ocorrerá neste sábado, 7 de novembro, no Clube do Trabalhador do SESI. Assim como ocorreu nos Portões Abertos da Base Aérea de Manaus, o MST exibirá em seu stand maquetes, posters, banners, fotografias e vídeos sobre aviação.

O evento ocorrerá a partir das 9h da manhã. O Clube do Trabalhador do SESI se localiza na Alameda Cosme Ferreira próximo ao Hospital João Lúcio Pereira Machado, no bairro do São José I. A entrada é franca!



A Rico Linhas Aéreas recebeu seu primeiro e único Boeing 737-300 em março de 2006. Matriculado PR-RLB, o avião era do tipo Quick Change, ou seja, poderia transportar passageiros e rapidamente ter todos os assentos removidos para o transporte cargas. A empresa pretendia colocar a aeronave em sua configuração cargueira no grande filão que é a rota MAO-GRU-MAO durante a noite, e de dia saía de Manaus e voava até Cruzeiro do Sul (AC), com escalas em Porto Velho e Rio Branco.

Entretanto, devido a aeronave ser do tipo quick change, ela possuía um assoalho mais pesado do que um 737-300 "puro" e isso tinha consequências numa capacidade de passageiros menor: apenas 108 lugares, a mesma quantidade dos 737-200 que a companhia já possuía. Associado ao fato de que o avião jamais fez um vôo cargueiro, acabou por ser retirado de operação em agosto de 2007, sendo devolvido em janeiro de 2008. O PR-RLB voa atualmente na companhia espanhola SwiftAir com o registro EC-KLR.


Foto por Álvaro Gonçalves

Um A320 da TAM, matriculado PR-MHS, foi atingido por pássaros em MAO e encontra-se AOG (aircraft on ground), estacionado na posição remota 20. Ressaltemos que o Eduardo Gomes não fica muito distante do aterro sanitário municipal e colisões com aves são fatos não muito incomuns em MAO. Em breve o Blog trará mais informações sobre o assunto.
Foto por Álvaro Gonçalves

O Boeing 737-300 da Gol PR-GLF encontra-se em pernoite em MAO, cumprindo vôo de devolução até os EUA. A partida da aeronave está prevista para a manhã da segunda-feira.