http://www.flickr.com/photos/64684305@N07/5889162963/in/photostream
Os trabalhos de desmanche do 707 PT-MTR andam a todo vapor. Os motores foram removidos e nesta semana a empenagem foi retirada da fuselagem. As fotos foram retiradas do Flickr, e outras podem ser acessadas aqui.
Caros amigos leitores, nos últimos dias 23,24,25 e 26 de junho tivemos o encontro anual dos Spotter's Brasileiros em Guarulhos -SP promovido pelo amigos da Aeroin Brasil. Sem dúvida um grandioso evento no qual podemos conhecer novos amigos e compartilhar da mesma paixão que é a AVIAÇÃO. No decorrer dessa semana iremos postar as fotos do movimento do aeroporto bem como os bastidores da visita a torre que foi a principal atração. O MSTeam agradece aos amigos organizadores do encontro Marcos Caput e Luis Alberto Neves pelo convite e aos Srs. Myron Coelho que é o chefe da TWR de GRU, Supervisor Ferreira e demais controladores que gentilmente nos receberam.







Nesta segunda esteve novamente em MAO o 747-400F da Emirates SkyCargo/Atlas Air, operando o Giant 5425 MIA-MAO; a aeronave pousou em MAO pontualmente às 1809AMT.



Emirates SkyCargo (Atlas Air)
Boeing 747-47UF/SCD N408MC
Foto por Frederico Cavalcante


É com imensa satisfação que o Blog do Manaus Spotting Team atinge 500 postagens publicadas. Mais uma vez agradecemos nossos leitores e colaboradores pelo apoio e audiência. Até a postagem número 1000!


O MSTeam dará uma pausa nas postagens neste fim de semana, mas por um excelente motivo: a equipe irá participar do Spotter Brasil 2011, encontro de spotters promovido pelo site AeroIn. De forma semelhante como ocorrera em anos anteriores quando o MSTeam participou em diversas edições do ENEAv, promovido pelo Portal Contato Radar, alguns dos entusiastas manauaras estarão a partir de hoje em Guarulhos, registrando o que de melhor ocorrer no evento.

Na próxima semana traremos um pouco do que aconteceu no Spotter Brasil 2011. Até lá!
Do nosso amigo e colaborador Cmte. Alexandre Cavalcanti apresentamos hoje a foto do Airbus A320 da Tam com pintura Star Alliance em comemoração ao nosso post de número 500. Queremos agradecer a todos os amigos leitores e colaboradores por nos prestigiar e ajudar a manter esse grupo, ficaremos ausentes por alguns dias devido a nossa participação no evento Spotter Brasil 2011 realizado pelo amigos do Aeroin na cidade de São Paulo.


Tam Linhas Aéreas
Airbus A320-232 PR-MBO
Foto por Alexandre Cavalcanti
É com uma certa tristeza que publicamos hoje a foto de desmanche do PT-MTR, um 707 -369c pertencente a Skymaster Airlines que desde julho de 2006 encontra-se no Eduardo Gomes depois de um pouso forçado com a bequilha recolhida. No mesmo ano foi reparado e removido ao pátio em frente aos hangares da Total e Rico mas em 2008 com a crise que a empresa tinha em manter os poucos DC-8 em operação acabaram de vez a esperança de rever esse guerreiro voando nos céus brasileiros.

Boeing 707-369C PT-MTR
Skymaster Airlines
foto por Alexandre Cavalcanti - Jun/2011
Avião laranja em comemoração aos 10 anos da GOL

Gol Transportes Aéreos
Boeing 737-8EH PR-GTF
Foto via Flickr Gol

Depois da TAM e da Azul agora é a vez da laranja. Foi revelada nesta segunda a pintura especial a ser utilizada pelo PR-GTF em alusão ao 10 anos da Gol. O GTF foi pintado em Confins e deverá entrar na malha da empresa a partir de terça ou quarta. A informação inicial é de que o GTF a priori voará na Ponte Aérea.

O GTF foi pintado todo em laranja, inclusive motores, com um grande billboard "Gol 10 Anos" e uma imagem de um avião de brinquedo utilizado em campanha publicitária recente da empresa.

Para ver as primeiras fotos do GTF nas cores totalmente alaranjadas basta acessar o Flickr da Gol.
Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Embraer 190-200LR 195LR PR-AYQ "Azul É Vitória"
Foto por João Henrique M. Oliveira


A Azul comemora a marca de 10 milhôes de clientes de uma maneira especial. O Embraer 195 PR-AYQ recebeu pintura especial com os dizeres "10 milhões de clientes em diversas cores". O AYQ foi flagrado hoje em Viracopos por nosso colaborador João Henrique e o MSTeam traz mais um dos primeiros registros de mais uma pintura especial da Azul.
Apresentamos hoje o vídeo do nosso mais novo colaborador do Blog o Emerson Cardoso que fez belíssimas imagens do Triplo Seven no SBEG no ultimo dia 26/05/2011.


O superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu em 14 de junho a Diretoria da American Airlines, com o objetivo de conhecer a infraestrutura do aeroporto e discutir ações necessárias para implantação de um novo voo no trecho Manaus / Miami / Manaus, com frequência de quatro vezes por semana. A implantação dessa nova opção confirma ainda mais a tendência verificada nos últimos anos, onde Manaus vem se consolidando como importante elo de ligação do Brasil com outros países.

Por: Wesley Lichmann

Nivelado a mais de 10km de altura, não se escuta qualquer burburinho, reclamação, apenas a conversa da tripulação acompanha da camada de nuvens abaixo e do belo azul do ceú. Seja noite ou seja dia, cruzando de Norte a Sul, de Leste a Oeste, mesmo sabendo-se que na maioria das vezes não se sabe o que se leva na extensão de um “charuto” projetado inicialmente pra o transporte de passageiros, mas que anos depois se viu útil ao transporte de carga.



O progresso humano, a evolução de tecnologias cada vez necessita mais de um meio crucial para o progresso de economias, de movimentos em regiões longiquas que precisam de acesso a remédios e itens de ajuda.




Eis a carga aérea, que hoje completa 100 anos de ajuda ao ser humano. Se você está lendo isto através do seu celular ou laptop, se você possui um belo carro ou ate mesmo um simples componente ou remédio, lembre-se que, por trás de tudo isso existe uma ferramenta indispensável para o nosso dia-dia e futuro, a CARGA AÉREA!!




O MSTeam por meio de toda a sua equipe e colaboradores felicita os 100 anos de carga aérea e dos profissionais que trabalham em empresas cargueiras no Brasil e no Mundo.
Fica aqui o registro do belíssimo trabalho realizado por estes profissionais.
VIVA A CARGA!!
interessante vídeo do pouso do 767 da Absa no Eduardo Gomes realizado em Outubro de 2010.


O Manaus Spotting Team traz mais um flight report: voe nas asas do Embraer 190 da Azul entre Viracopos e o Santos Dumont. A autoria do FR é de Wesley Lichmann.


Azul Linhas Aéreas Brasileiras
Embraer 190 PR-AZD "Pássaro Azul"
Foto por BravoAlpha


Opções, preços e horários não faltam para a rota mais concorrida do Brasil, o filet-
mignon de nossa aviação comercial. Todas as grandes oferecem horários ótimos e com
muita flexibilidade, ainda mais em um sábado, dia tradicionalmente fraco na aviação
Brasileira.

Consultei todas as companhias, verifiquei o custo beneficio de cada uma e optei pela
Azul, por três motivos: estava localizado na cidade de Louveira interior do estado de
SP, preço e o horário desejado. A segunda opção ficou com a Avianca, já que tenho
muita vontade em experimentar os serviços tão elogiados da empresa. Mas o fator
localização pesou na compra.

Tickets comprados, agora era hora de esperar o amanhecer e pegar o primeiro voo que
Azul oferece na sua “Ponte-Aérea Alternativa” digamos. O primeiro voo - AD 4010 - sai
de Viracopos as 6:40 da manhã, tocando o solo carioca as 7:52.

Exatamente as 5:30 já realizava o check-in em um dos totens disponíveis no canto
direito da área de check-in do terminal de Viracopos. As filas de todas as empresas que
operam em VCP se encontravam cheias naquele momento. Aqui fica uma observação:
A AZUL abriu um gigantesco o mercado que estava com demanda reprimida, mercado
este que é o do interior do estado de São Paulo. Viracopos que ate poucos anos
registrava movimento tímido, hoje se encontra saturado assim como dezenas de
outros aeródromos Brasileiros


(Para continuar lendo o Flight Report clique aqui, no título do vôo, na barra lateral "Matérias Especiais" ou na aba da parte superior da página de mesmo nome)
Trazemos neste sábado três registros do Embraer Legacy 650 matriculado PT-TAX que fez vôos de teste entre Manaus e São José dos Campos nesta semana. O avião encontra-se sem pintura e pousou em MAO ao meio-dia de terça (07/06), decolando após 48h rumo a SJK. As fotos são mais uma vez de autoria de nosso colaborador Alexandre Cavalcanti




Embraer
Embraer Legacy 650 PT-TAX
Foto por Alexandre Cavalcanti

Na manhã da última quarta pousou em MAO o 737-400 da AeroContractors matriculado 5N-BJA. O avião procedia de REC e pousou por volta das 1130LT. O 5N-BJA já esteve em MAO em dezembro de 2009, como pode ser visto aqui.





AeroContractors Of Nigeia
Boeing 737-4B7 5N-BJA
Fotos por Alexandre Cavalcanti
Publicamos hoje algumas fotos do nosso amigo e colaborador Cmte. Alexandre Cavalcanti dos belíssimos Cargueiros que passaram no decorrer da semana no Eduardo Gomes, tendo uma surpresa na noite do dia 06/06 com a visita do 747-400 da Emirates Sky Cargo operando para a Atlas Air e com call-sign Giant 5426.











TV A Crítica
Robinson Helicopter R44 II PR-VVF "Acriticacop"
Foto por Frederico Cavalcante


Trazemos hoje registro do R44 da TV A Crítica, afiliada da Rede Record no Amazonas, quando de sua decolagem de Flores no último domingo. O Robinson R44 está em operação desde 19/04/2011, quando da celebração dos 62 anos da Rede Calderaro de Comunicação e está igualmente baseado em SWFN.
Publicamos hoje uma interessante foto de um raro visitante na cidade, trata-se do Ipanema - um avião agrícola movido a Etanol fabricado pela Indústria Aeronáutica Neiva Ltda.

PT-UZO
Aeroclube de Flores - SWFN
Foto por Rodrigo Seixas

Mais detalhes sobre a aeronave Clique Aqui
O MSTeam Files traz neste domingo um flight report bastante especial. Nosso colaborador e editor Frederico Cavalcante fez um dos últimos vôos entre Rio e Paris no Boeing 747 da Air France. Da Cidade Luz voe até Amsterdã nas asas da KLM.


Air France
Boeing 747-428 F-GITH
Foto por Zaninger Jonathan via Airliners.net


KLM - Royal Dutch Airlines
Boeing 737-8K2 PH-BGC
Foto por Mary Fraser via Airliners.net




No final do ano de 2010 iniciei os preparativos para minhas férias a serem usufruídas em abril e maio do ano seguinte, e acreditem quando lhes digo que cogitei diversas possibilidades de destinos: já tinha em mãos o visto americano, mas desisti dos EUA. Pensei em St. Maarten, mas mudei de idéia. Acabei optando pela Europa e resolvi conhecer dois lugares que sempre despertaram meu interesse e que estão longe de estar entre os destinos mais badalados do Velho Continente: Amsterdã e Munich.

O dia 17 de abril de 2011 foi uma data especialmente aguardada durante seis meses. Seria não somente minha primeira viagem à Europa, mas nesse mar de sentimentos e no meio de muito planejamento havia um motivo em especial: planejei minha viagem ao Velho Mundo especialmente para voar nas asas de um dos mais belos aviões já construídos: o Boeing 747.

Havia três opções para realizar esta façanha: saindo de Guarulhos poderia voar no 747 da Lufthansa para Frankfurt ou da British Airways para Londres, e de lá pegar minha conexão para Amsterdã; contudo, considerando o fato de a família de minha esposa residir no Rio de Janeiro a escolha óbvia foram os vôos 443 (GIG-CDG) e 442 (CDG-GIG) da Air France, operados com o Boeing 747-400. Voaria do Rio até Paris e em Paris pegaria minha conexão para a capital dos Países Baixos.

Um detalhe que torna esta viagem mais apaixonante é o fato de o 747 da Air France estar com os dias contados no Brasil: o mês de abril de 2011 seria o último mês no qual o 747 voaria para o Rio de Janeiro, sendo substituído pelo Boeing 777-300ER, inicialmente em 03/05/2011. Após uma boa pesquisa de preços, a qual incluiu TAM, Lufhtansa, TAP e KLM, optei pela Air France por um segundo motivo: a chance de voar no upper deck do 747 sem ter que pagar os altos valores de uma classe executiva. Para quem ainda não sabe, o upper deck do Jumbo da AF é ocupado por 60 assentos de classe econômica.

(Para continuar lendo o Flight Report clique aqui, no título do vôo abaixo das fotos da introdução ou na barra lateral na seção Matérias Especiais)
Hoje publicamos a ultima parte desse grande evento que foi o Canguru Weekend 2011, evento esse que se consagra como um dos melhores dias para o spotting em Manaus. Queremos agradecer a Infraero pela autorização de acesso ao terraço e pátio em especial aos amigos Márcio Souto e Sérgio Brandão, aos amigos da Universal Aviation Mitch Shaw e toda a simpática tripulação da Qantas que nos receberam com muita cordialidade.






JADLOG + TOTAL LINHAS AÉREAS - SBJD / QDV

Total Linhas Aéreas/JadLog
ATR 42-500 PR-TTH
Foto por Jones Cezar Dalazen via Flickr



Um dos três ATR 42-500 da Total que usualmente cumprem a rota entre Manaus e Porto Urucu deixou recentemente a frota da empresa para ser repassado à JadLog, companhia baseada em Jundiaí e que opera no transporte de cargas expressas. O PR-TTH agora é uma aeronave puramente cargueira, e será utilizado entre Jundiaí, Curitiba e Porto Alegre.

A operação da JadLog ocorre em parceria com a Total e por este motivo o TTH mantem a logomarca da empresa mineira na fuselagem.