Líneas Aereas Suramericanas
Boeing 727-2S2(F)(Adv)(RE) HK-4637
MAO/SBEG 27/04/2010
Foto por Frederico Cavalcante


Nesta terça (27) pousou em Manaus um Boeing 727-200F da empresa colombiana LAS - Lineas Aereas Suramericanas, em escala técnica para reabastecimento. O avião procedia de Bogotá e pousou às 1620LT, estacionando na remota 20. Após os trâmites em solo, decolou em direção ao Aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro às 1835LT. A aeronave, que é chamada de Super 27, teve seus motores orginais substituídos por motores dos aviões da série MD-80 da McDonnell Douglas.


A Azul Linhas Aéreas solicitou junto à ANAC a exclusão de algumas frequências diurnas entre o aeroporto de Viracopos em Campinas, SP e Manaus. O fato ocorre devido à entrada da companhia no Aeroporto Juscelino Kubitschek em Brasília (BSB); os vôos diurnos da Azul não ocorriam diariamente, revezando com a operação VCP-MCZ (Maceió, AL).

As operações noturnas da Azul continuam mantidas, dadas suas ocupações excelentes.

Exclusão em tramitação com vigência a partir de 01.06.2010:

AD4174 E90 12-4--- VCP 0931 MAO 1325
AD4175 E90 12-4--- MAO 1355 VCP 1729


Fonte: http://www.anac.gov.br/hotran/
Foto By: Marcos Paulo Caput via Jetphotos.net

A Força Aérea Brasileira comemora no dia 22 de abril o aniversário da Aviação de Caça, por ter sido o dia de sua maiores realizações no Teatro da Itália na Segunda Guerra Mundial. No dia 22 de abril de 1945, o 1º Grupo de Aviação de Caça realizou 11 missões de 44 sortidas, com somente 22 pilotos.
Foram destruídos naquele dia, 97 transportes a motor (avariados 17), um parque de viaturas, imobilizados 35 veículos, 14 edifícios ocupados pelo inimigo (avariados 3), uma ponte rodoviária (avariada), uma ponte de balsas e outra ferroviária, 3 posições de artilharia (avariadas), além de um sistema de trincheiras de grande importância tática.
texto extraído do site Poder Aéreo www.aero.jor.br

Aeroporto de Frankfurt-Main (FRA/EDDF)
18/04/2010
Foto por Oliver Brunke


A nuvem de cinzas emitida pelo vulcão islandês Eyjafjallajökull continua causando o maior caos aéreo na história da Europa, com efeitos diretos em todos os continentes. Nesta segunda-feira houve uma breve redução na quantidade de nuvem de cinzas emitida pelo vulcão, mas já durante a noite a situação voltou a piorar com a intensificação da emissão dos gases vulcânicos.

O quinto dia de caos aéreo na Europa foi marcado pela intenção de se retomarem 50% dos vôos, no entanto algumas notícias não foram nada animadoras para as empresas aéreas e para a esmagadora maioria de passageiros que se encontram retidos há dias e sem previsão de embarcar. Os serviços meteorológicos da Grã-Bretanha reportaram que uma nova nuvem de cinzas vulcânicas se dirige para o país, apesar da intenção de serem abertos alguns aeroportos na manhã desta terça-feira.

A Força Aérea Finlandesa revelou hoje imagens de danos causados pelas cinzas nos motores de alguns caças Boeing F-18 que realizavam exercícios militares em área próxima a erupção no último dia 15, horas antes do fechamento do espaço aéreo europeu. Autoridades militares finlandesas revelaram que mesmo em vôos de curta duração pode haver dano significativo nos motores.




Na Alemanha, alguns vôos em direção ao Brasil puderam ser operados: os GRU-FRA, FRA-GRU, GRU-MUC e MUC-GRU da Lufthansa, operados com Boeing 747-400 e Airbus A340-300 respectivamente, ocorreram normalmente hoje. A Air France continua operando alguns vôos, no entanto os mesmo estão pousando em Toulouse (TLS/LFBO) ao inves de Paris.

O Canadá já se encontra em estado de alerta, pois correntes de vento podem empurrar a nuvem de cinzas do Eyjafjallajökull em direção às províncias de Terra Nova e Labrador.

A seguir está a lista de países/regiões onde no momento existem restrições às operações civis:

* Bélgica
* República Tcheca
* Dinamarca
* Finlândia
* Estônia
* Partes da França
* Alemanha
* Hungria
* Norte da Itália
* Holanda
* Polônia
* Romênia
* Partes da Ucrânia
* Eslovênia
* Suiça
* Reino Unido
* Irlanda

(Via Portal CR e Flightglobal)
Enquanto a Gol não utiliza seus Boeing 767-300(ER) em vôos regulares em MAO, vôos charter com o equipamento estão ocorrendo aos domingos:

Gol/Varig 9118 EZE/MAO/PUJ chegada/partida em MAO 01:55 - 02:40
Gol/Varig 9119 PUJ/MAO/EZE chegada/patida em MAO 11:55 - 12:40

A aeronave utilizada é o PR-VAB.


Nossa colaboradora Bianca nos enviou esse vídeo feito em janeiro de 2009 com diversos pousos e decolagens no Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro. Ainda é possível chegar ao local da filmagem (cabeceira 02R), porém o acesso a pé está proibido.
TAM Airlines
Airbus A330-223 F-WWYJ (futuro PT-MVS)
Toulouse Blagnac (TLS/LFBO), 25/03/2010
Foto por Shunn311


Está prevista para o dia 6 de maio a entrega do mais novo Airbus A330 a integrar a frota da TAM, empresa a qual em breve passará a fazer parte da Star Alliance. A aeronave em questão será matriculada como PT-MVS (c/n 1112) e será o 17o. A330 a integrar a frota da empresa paulista.

A programação do vôo de entrega do PT-MVS é esta:

06mai2010 - A330 PT-MVS
JJ9501 DEP TLS 1500 (1800 UTC) ARR GRU 0300 (0600 UTC)

(via RedCarpet/Contato Radar)
Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul
Fairchild C-82A Packet PP-CEL
Santos Dumont (SDU/SBRJ), 25/05/1968
Foto por Vito Cedrini



Os entusiastas de aviação do Amazonas receberam nos últimos dias uma notícia surpreendente e que pode significar (ou não) uma nova vida para a aeronave que permanece estacionada há mais tempo dentre todas no Aeroporto Eduardo Gomes: o Fairchild C-82A Packet, matriculado PP-CEL, começou o processo de desmonte. Parado na área verde do Terminal 2 desde meados da década de 1970, o PP-CEL possui uma história rica, recheada de diversos capítulos.


Frigosul
Fairchild C-82A Packet PP-CEL
Manaus Eduardo Gomes (MAO/SBEG) 11/06/2005
Foto por Eduardo Bentes



O Fairchild em questão tem número de série 10153 e foi fabricado de acordo com encomenda da USAF, sendo entregue em 30/09/1947 com a matrícula 45-57783 e voou na Força Aérea Americana até o fim da década de 50, quando foi repassado em 1958 à Leeward Aeronautical Sales (sediada em Miami) já com a matrícula N7855B.

Em 27/10/1958 a Cruzeiro do Sul adquire o avião e o rematricula como PP-CEL, chegando ao Aeroporto do Galeão em 13/12/1958. Em 31/03/1959 o Fairchild é matriculado no Registro Aeronáutico Brasileiro e por 14 anos voou nas cores da Cruzeiro, quando então foi endido em 04/10/73 à Avimotor Suprimentos Importação, Exportação, Indústria e Comércio de Material Aeronáutico Ltda.

O PP-CEL foi novamente vendido em 19/10/73 à Agropecuária do Juruá Ltda, Indústria e Comércio e posteriormente devolvido à Avimotor em 13/05/74. Uma nova venda do mesmo ocorreu para o Frigorífico Cruzeiro do Sul, Indústria e Comércio, em 20/05/74. Sua vistoria esteve válida até 30/01/76, sendo subsequentemente penhorado em Manaus e arrematado em leilão judicial pela Shell, em 18/05/76. A última aquisição data de 1979, pela companhia Aristek.

Apesar de parado há mais de 30 anos, o PP-CEL continuava relativamente preservado: sua estrutura externa permanecia íntegra, ainda apoiado nos trens de pouso e com as hélices dos motores preservadas. Resta aguardar e torcer que após o desmonte do PP-CEL, o mesmo tenha um destino nobre
em algum museu, onde poderá ostentar suas seis décadas de história para os amantes da aviação.
O Blog apresenta hoje com um pequeno atraso, a visita de um aeronave curiosa. Trata-se do Beriev, um hidroavião russo de combate a incêndios florestais. Acreditamos que essa seja a sua primeira aparição em solo Manauara. Agradecimentos ao amigo colaborador Alexandre Cavalcante que gentilmente cedeu as fotos para a publicação.




É com pesar que o blog apresenta hoje este vídeo em homenagem ao fumaceiro #7 Cap. Av. Anderson Amaro Fernandes. A aviação Brasileira perde sem dúvida um grande homem. Nossas condolências aos familiares e amigos.