MD-11 da Avient, ex-Varig Log, cai em Shanghai

novembro 28, 2009 MSTeam Crew 5 Comments


Avient Aviation
McDonnell Douglas MD-11(F) N408SH, futuro Z-BAV
Foto por Roberto Collazo


Neste sábado mais uma vez o mundo da aviação é abalado por um acidente de graves proporções. Pela segunda vez em 2009 um McDonnell Douglas MD-11 foi perdido em um acidente aéreo, e desta vez a vítima foi o MD-11 matriculado Z-BAV, primeiro equipamento do tipo pertencente à Avient Aviation. A aeronave acidentou-se às 0812LT na decolagem do aeroporto de Shanghai-Pudong (PVG/ZSPD) na China rumo ao aeroporto internacional de Manas (FRU/UAFM) em Bishkek, Quirguistão.

Segundo relatos, o MD-11 sofreu um tail strike durante a decolagem (a parte ventral da cauda colidiu levemente com o asfalto) e o avião acabou chocando-se com torres de iluminação ao final da pista, o que causou a queda. Dentre as sete pessoas a bordo três faleceram e quatro foram resgatadas com ferimentos.

A aeronave acidentada tinha o número de série 48408 e foi entregue à Korean Air Cargo em 25/01/1991 com a matrícula HL7372. Era provida de um trio de motores Pratt & Whitney 4460 e no ano de 2005 passou para a Varig Log como PR-LGD. Na empresa brasileira voou até o ano de 2008, sendo estocado em Miami e devolvido ao lessor com a matrícula N408SH.

Em outubro de 2009 a Avient Aviation, do Zimbábue, adquiriu o avião após já ter em sua frota diversos trimotores McDonnell Douglas DC-10-30(F). No último dia 20 de novembro o MD-11 começou a voar com as cores da Avient, e no 9o. dia de operação acabou por ser perdido num grave acidente.

Em 2009 já ocorreu um acidente grave e com perda de vidas humanas envolvendo o MD-11, vitimando uma aeronave da FedEx em Narita, Japão.

5 comments:

Felipão disse...

Lembro da primeira vez que vi, pessoalmente, um desses aviões da MD, com aquela baita turbina na parte de trás do avião...

Incrível como em um acidente desses tenha sobreviventes...

Anônimo disse...

hello all

I figured it would be a good idea to introduce myself to everyone!

Can't wait to start some good conversations!

-Marshall

Thanks again!

Anônimo disse...

det jeg var ute etter, takk

Anônimo disse...

Nice post, thank you! I really like it!

Anônimo disse...

That is a great post, i enjoy reading the information on this blog.